Veja como assistir ao longa Espiral: o Legado de Jogos Mortais

Imagem de: Veja como assistir ao longa Espiral: o Legado de Jogos Mortais
Imagem: Lionsgate

Os fãs dos filmes de terror guardam um lugar especial para a franquia Jogos Mortais, que lançou ao mundo o serial killer JigsawEm 2022, a saga está de volta com o filme Espiral: o Legado de Jogos Mortais, que recaptura o mesmo universo dos assassinatos e é estrelado pelo comediante Chris Rock (famoso por ter criado a série Todo Mundo Odeia o Chris). Neste texto, contamos tudo o que você deve saber antes de assistir à Espiral, e o que pode esperar desse revival da trama de Jigsaw.

A franquia Jogos Mortais

(Fonte: Lionsgate)(Fonte: Lionsgate)Fonte:  Lionsgate 

É possível dizer que Jogos Mortais (em especial, o primeiro filme, de 2004) foi um marco no cinema de terror nas últimas décadas. O filme, criado por James Wan e Leight Whannell e dirigido por James Wan, conquistou espectadores no mundo todo, que ficaram fissurados no formato desse filme, envolvendo a descoberta de um mistério.

Dentro do gênero de terror, a franquia Jogos Mortais foi categorizada como parte de um estilo que se denominou torture porn, que se baseia na exibição de cenas muito explícitas de tortura e sofrimento, causando desconforto no espectador. Outro filme nesta linha, por exemplo, seria o suspense Irreversível (2002), de Gaspar Noé, que gerou muita polêmica por exibir uma cena bárbara de estupro em uma estação de metrô.

O filme original, Jogos Mortaisde 2004, começa com dois sujeitos que acordam amarrados pelos pés dentro de um banheiro imundo. Eles logo descobrem que foram emboscados por um serial killer chamado Jigsaw, que prende pessoas aparentemente inocentes em armadilhas mortais e, para conseguir sobreviver, elas precisam desempenhar provas cruéis e que os fazem se confrontar com sua ética pessoal.

(Fonte: Lionsgate)(Fonte: Lionsgate)Fonte:  Lionsgate 

O filme foi um sucesso de audiência e gerou mais 7 filmes — o último foi Jogos Mortais: Jigsaw, lançado em 2017, que supostamente encerrou a franquia. Em 2019, no entanto, os produtores anunciaram um novo filme, que seria estrelado pelo ator Chris Rock, famoso por sua atuação em comédias.

Espiral: o Legado de Jogos Mortais foi finalmente lançado em 2021, mas só chegou ao Brasil neste início de 2022. O filme tem novos personagens na trama, uma vez que Jigsaw falece no 4º filme (o que não significa que não houve continuidade à sua história post-morten).

No novo filme, um detetive experiente (vivido por Chris Rock) se une a um parceiro novato (Max Minghella, de Handmaid’s Tale) para investigar assassinatos que estão ocorrendo na cidade. Durante o processo, eles se dão conta de que o assassino é um imitador do famoso Jigsaw, e aos poucos se envolvem em novos “jogos mortais”.

O que dizem as críticas

Durante os 17 anos em que a franquia Jogos Mortais foi explorada, houve muitas críticas sobre como os filmes utilizavam sempre as mesmas fórmulas: um mistério, envolvendo a descoberta da motivação para os crimes, o que fazia os espectadores terem de adivinhar por que as vítimas de Jigsaw foram escolhidas e como poderiam escapar das armadilhas.

A própria figura de Jigsaw — que, quando não aparecia em cena (incorporado no ator Tobin Bell, que ficou muito marcado pelo papel), era simbolizado por um boneco assustador dirigindo uma bicicletinha — passou a ser vista como um clichê. Jogos Mortais, portanto, foi se desgastando com o tempo.

O novo filme Espiral: o Legado de Jogos Mortais tenta reatualizar esse universo dentro de um contexto em que o torture porn já não faz mais sentido. Vivemos em uma época onde os filmes do chamado terror social (como as obras cultuadas do diretor Jordan Peele) mostram que é possível gerar a sensação de medo por meio de problemas muito reais, como o racismo.

(Fonte: Lionsgate)(Fonte: Lionsgate)Fonte:  Lionsgate 

A nova obra é claramente uma tentativa de explorar esse novo filão, com críticas explícitas ao sistema policial — que, sobretudo nas discussões feitas pelo movimento Black Lives Matter, é visto como um dos grandes catalisadores da violência contra pessoas negras. Não por acaso, o filme é encabeçado por dois atores negros que são verdadeiras estrelas de Hollywood: Chris Rock e Samuel L. Jackson.

As críticas, no entanto, têm sido pouco favoráveis ao filme. Há resenhas que observam que a crítica social de Espiral é excessivamente explícita e pouco criativa: por exemplo a exploração da figura do porco, que é um apelido pejorativo dado à polícia nos Estados Unidos.

O jornal The Guardian foi especialmente duro: disse que o filme “é tão barato, mal interpretado e escrito quanto o pior dos filmes da série, e seus defeitos são muito gritantes porque faz parecer que os produtores acreditam estar criando algo mais refinado do que um filme da série Jogos Mortais”. Mesmo assim, para quem sente saudade das armadilhas engenhosas montadas por Jigsaw, a obra é uma boa pedida.

Onde assistir?

Espiral: o Legado de Jogos Mortais está disponível na Net NOW para os assinantes. Além disso, pode ser alugado ou comprado nas plataformas Microsoft, Apple TV, Google Play, Claro Vídeo, Looke e Amazon Prime.

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.