Arquivo 81 é baseada em história real? O edifício Visser existe? Descubra!

Imagem de: Arquivo 81 é baseada em história real? O edifício Visser existe? Descubra!
Imagem: Netflix

Arquivo 81, o novo seriado de terror da Netflix, conquistou uma legião de espectadores desde a estreia, no dia 14 de janeiro de 2022. A série é inspirada no podcast homônimo, que foi produzido no estilo found footage (em português, gravações encontradas), expandindo uma vibe de história real para o programa da plataforma de streaming.

O enredo acompanha paralelamente as histórias de Dan Turner, um arquivista que é atraído por fitas aparentemente sobrenaturais que ele tem a tarefa de restaurar, e Melody Pendras, a estudante de pós-graduação que foi responsável por filmar as fitas mais de duas décadas antes.

Por conta do estilo do podcast que serviu como base para a produção da série, existem algumas questões sendo levantadas pelo público. Será que a história de Arquivo 81 é real? O misterioso edifício Visser realmente existiu? Descubra tudo agora!

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

A história é real?

Mesmo com o estilo realista e assustador do podcast criado por Marc Sollinger e Daniel Powell, a história por trás de Arquivo 81 é completamente ficcional. Os dois também são coprodutores do seriado.

Os dois idealizadores do projeto têm todo o mérito de fazer as produções sonoras parecerem realidade. A criação da narrativa, com uso de efeitos sonoros, ótimo roteiro e a edição de áudio passam uma vibe de gravações encontradas e aumenta a tensão ao redor das histórias contadas.

O podcast de Sollinger e Powell já está na 3ª temporada e segue contando histórias de terror no estilo found footage, todas envolvendo rituais assustadores.

O edifíco Visser realmente existiu?

Ok, a construção da narrativa por trás de Arquivo 81 é ficctícia. Mas e o tenebroso edifício Visser? Ele realmente existiu? A resposta é: não! Felizmente, para o alívio da grande maioria da audiência, o edifício Visser é mais uma invenção de Sollinger e Powell.

Entretanto, de acordo com o site The Cinemaholic, o lado externo do prédio criado para a série teve uma grande inspiração em uma edifício real. É o First Avenue Lofts, localizada na 436 First Avenue, no centro de Pittsburgh. Na história, o Visser fica localizado em Nova York.

(Fonte: Google Street View/The Cinemaholic/Reprodução)(Fonte: Google Street View/The Cinemaholic/Reprodução)Fonte:  Google Street View/The Cinemaholic 

Todos os episódios de Arquivo 81 estão disponíveis no catálogo da Netflix.