Peaky Blinders: 8 curiosidades que vão te deixar ainda mais fã da série

Imagem de: Peaky Blinders: 8 curiosidades que vão te deixar ainda mais fã da série
Imagem: IMDb

Peaky Blinders narra a jornada de Thomas Shelby para controlar a cidade de Birmingham após a Primeira Guerra Mundial. Protagonizada por Cillian Murphy, a 6ª temporada de Peaky Blinders chega ao catálogo da Netflix em 2022.

Enquanto você se prepara para os novos episódios, que tal conferir algumas curiosidades sobre a produção que vão te deixar ainda mais fã dela?

8. Muito tempo e cuidado com os cortes de cabelo

Cillian Murphy.Cillian Murphy.Fonte:  IMDb 

Um dos elementos que mais chama a atenção na estética dos Peaky Blinders é o corte de cabelo. E isso não é por acaso. De acordo com a maquiadora da série, Loz Schiavo, a sua equipe analisou diversas fotos de homens da região de Birmingham da década de 1920 para definir qual seria a melhor referência. O resultado é que, além de ser um elemento marcante, o visual tem sido usado por fãs da série desde a sua 1ª temporada.

7. Cillian Murphy fumou cerca de mil cigarros em uma única temporada

Ned Dennehy, Charlotte Riley e Cillian Murphy.Ned Dennehy, Charlotte Riley e Cillian Murphy.Fonte:  IMDb 

Cillian Murphy decidiu entrar com tudo no seu personagem e, para isso, não pegou leve com os cigarros. Junto do figurino (e o já citado corte de cabelo), o cigarro é um elemento importante na construção dos personagens e ajudam a criar a ambientação. Por isso, apenas na 1ª temporada, Murphy teria fumado cerca de mil cigarros — a soma chega a três mil com a 2ª temporada. Porém, esses cigarros são fornecidos pelo departamento de adereços e feitos de ervas, sem a presença de agentes cancerígenos ou viciantes como a nicotina.

6. Sam Neill contratou Liam Neeson e Jason Nesbitt para ajudá-lo com seu sotaque

Sam Neill.Sam Neill.Fonte:  IMDb 

Sam Neill é responsável por interpretar o principal antagonista de Tommy Shelby nas duas primeiras temporadas de Peaky Blinders. E, para dar mais veracidade ao inspetor Campbell — um chefe de polícia de Belfast e de moralidade duvidosa —, Neill decidiu que seria importante trabalhar bem no seu sotaque. Para isso, ele contou com a ajuda de dois amigos para aperfeiçoá-lo: Jason Nesbitt e Liam Neeson.

A ideia era que o sotaque fosse parecido com o dos moradores da capital da Irlanda do Norte, mas compreensível para o público dos Estados Unidos. Apesar disso, nenhum dos atores é de Belfast. Nesbitt nasceu em Coleraine, e Neeson é de Ballymena.

5. Peaky Blinders é baseado em faroestes

Cillian Murphy e Tom Hardy.Cillian Murphy e Tom Hardy.Fonte:  IMDb 

Para o criador da série, Stephen Knight, o cinema western dos Estados Unidos ajudou a consolidar a imagem do cowboy como uma figura importante para a fundação do país. Já no cinema inglês, o mais próximo que existia disso eram os filmes medievais sobre cavaleiros nobres e nunca sobre pessoas marginalizadas.

Peaky Blinders buscou influências no faroeste, segundo Knight, desde a cena de abertura, com Tommy Shelby “cavalgando até a cidade” como todo herói cowboy solitário em um filme de faroeste. Birmingham deveria ter a mesma mistura de ilegalidade do Velho Oeste com o sentimento de oportunidade.

4. David Bowie era um grande fã da série

David Bowie e Sting.David Bowie e Sting.Fonte:  IMDb 

Steven Knight comentou em uma entrevista que o músico David Bowie era tão fã de Peaky Blinders que ele decidiu dar permissão para que músicas de seu último álbum fossem apresentadas na 3ª temporada da série.

Bowie enviou um representante de sua gravadora para fornecer uma audiência antecipada de seu último álbum, Blackstar, uma semana antes do anúncio oficial. “E então, na terça-feira seguinte, soubemos que ele havia falecido. Parece que sua equipe estava ansiosa para confirmar que poderíamos usá-lo antes que ele morresse”, disse Knight.

3. Jason Statham quase ficou com o papel de Thomas Shelby

Jason Statham.Jason Statham.Fonte:  IMDb 

Enquanto fazia a seleção de atores para a série, Steven Knight conversou com Jason Statham e Cillian Murphy em Los Angeles para discutir o papel de Thomas Shelby. No início, Knight havia optado por Statham devido à sua presença ser mais imponente. O que fez ele mudar de ideia foi uma mensagem que recebeu de Murphy dizendo: “Lembre-se, eu sou um ator”. O que indica que ele poderia incorporar o personagem da mesma maneira.

2. Tom Hardy e Charlotte Riley são casados na vida real

Tom Hardy e Charlotte Riley.Tom Hardy e Charlotte Riley.Fonte:  IMDb 

Alfie Solomons e May Carleton podem ter origens completamente diferentes na série, porém os atores Tom Hardy e Charlotte Riley são casados na vida real desde 2014. Os dois se conheceram em 2009, durante as gravações do drama de época Wuthering Heights. O primeiro filho do casal nasceu em outubro de 2015.

1. Cillian Murphy achava que Tommy Shelby morreria na 2ª temporada

Cillian Murphy.Cillian Murphy.Fonte:  IMDb 

Durante uma entrevista para a GQ, Cillian Murphy comentou que, enquanto lia seu roteiro, começou a pensar que Tommy Shelby morreria rapidamente. O ator disse que, como o personagem não tem medo da morte devido ao tempo que passou nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial, ele é mais corajoso do que seus inimigos. Para Murphy, a maneira como as situações aconteciam no roteiro só poderiam levar à morte do personagem. Por sorte, não foi o que aconteceu!

Você conhecia alguma dessas curiosidades sobre Peaky Blinders? Comente a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.