Um maluco no pedaço: 21 curiosidades sobre a série

Imagem de: Um maluco no pedaço: 21 curiosidades sobre a série
Imagem: G1

Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Bel-Air), lendário seriado estrelado por Will Smith, foi ao ar em 10 de setembro de 1990. Mesmo 30 anos depois de sua estreia, a produção é muito querida pelo público e foi responsável por apresentar talentos além do novato Will, como Alfonso Ribeiro (Carlton), Tatyana Ali (Ashley), entre outros.

Confira 21 curiosidades sobre a série, a seguir;

1. Will Smith compartilha o seu nome real com o personagem graças a Alfonso Ribeiro (Carlton)

Will e Alfonso (Fonte: Entertainment Weekly/Reprodução)Will e Alfonso. (Fonte: Entertainment Weekly/Reprodução)Fonte:  Entertainment Weekly 

A ideia de compartilhar o nome de Will com o personagem veio do Alfonso Ribeiro, o Carlton, visto que Will já era um rapper conhecido na época e o público iria reconhecê-lo. Em uma entrevista para o quadro do Snapchat “Will From Home”, Ribeiro e Smith relembraram o momento.

“A gente conversou e eu disse: 'Olha, se você vai fazer esse show, tem que ser o Will Smith”, lembra Ribeiro. “Foi uma visão tão profunda que você teve, você disse: 'Porque as pessoas vão chamá-lo assim pelo resto da vida'”, acrescentou Smith no episódio que foi ao ar em 2020.

2. Will Smith compôs abertura em menos de 15 minutos

Em entrevista ao Entertainment Weekly, DJ Jazzy Jeff, que formava a dupla de hip-hop com o Will, disse que o processo foi rápido uma vez que o conceito por trás de Um Maluco no Pedaço estava claro. Em poucos minutos Will teria escrito a letra e 15 minutos depois a canção já estava gravada em estúdio.

3. Will Smith (hoje) é mais velho do que o tio Phil (James Avery) era quando Um Maluco no Pedaço estreou

James e Will (Fonte: Hello Giggles/Reprodução)James e Will. (Fonte: Hello Giggles/Reprodução)Fonte:  Hello Giggles 

O ator James Avery tinha 45 anos quando começou a gravar o papel de Tio Phil da série, enquanto Will Smith tem 53 hoje.

4. Will e Jada Smith se conheceram no set gravações da série

Will e Jada se conheceram em 1994 no set de gravações quando Jada fez o teste para o papel de Lisa (Nia Long), namorada de Will na série, mas não foi escolhida. Eles se casaram em 1997 e tiveram dois filhos: Jaden Smith e Willow Smith.

5. O motorista do táxi da abertura era Quincy Jones

Will e Quincy Jones (Fonte: Maratonando Pop/Reprodução)Will e Quincy Jones. (Fonte: Maratonando Pop/Reprodução)Fonte:  Maratonando Pop 

Quincy Jones, lendário produtor do programa e responsável por Thriller de Michael Jackson, é o motorista do táxi que aparece na abertura do programa.

6. A série foi renovada por causa dos fãs

A série sofreu um cancelamento em 1994, quando Will volta para a Filadélfia. No entanto, após uma enxurrada de cartas dos fãs solicitando o retorno, enviadas tanto para a emissora quanto para Will, a NBC decidiu renová-la por mais duas temporadas.

7. A casa da família Banks mostrada na abertura não fica em Bel-Air

(Fonte: Forbes/Reprodução)(Fonte: Forbes/Reprodução)Fonte:  Forbes 

A famosa mansão branca da família Banks que aparece na abertura, não fica localizada no luxuoso bairro de Bel-Air, em Los Angeles, mas em Brentwood na Califórnia.

8. Will decorava o script inteiro no início da série

Will Smith decorava todo o script no início da série, sendo possível perceber nos primeiros episódios ele murmurando a fala de outros personagens.

9. A casa da série já esteve disponível no Airbnb

(Fonte: Forbes/Reprodução)(Fonte: Forbes/Reprodução)Fonte:  Forbes 

Para comemorar os 30 anos do seriado, Will Smith em parceria com o Airbnb e os atuais proprietários da mansão disponibilizaram por cinco dias, que pessoas alugassem um dos quartos por apenas US$ 30, cerca de R$ 166 em cotação atual.

10. A série foi criada por uma mulher

Susan Stevenson Borowitz foi a autora do romance cômico, dividindo a criação com seu marido da época Andy Borowitz. Susan e Andy cocriaram e produziram outras comédias televisivas. Hoje ela se dedica a contar histórias através da fotografia.

11. Jazz só foi atirado da casa uma vez

(Fonte: GIPHY/Reprodução)

Todas as vezes em que o Jazz é jogado para fora da mansão, a cena reproduzida é a mesma. Visto que a cena exigiu muitas tomadas e estava machucando o corpo de Townes (Jazz), a produção decidiu usar a mesma cena. É possível identificar que não importa qual roupa Jazz esteja usando, quando ele é jogado, está sempre com a mesma camisa.

12. Conflitos entre Will e Ashley

Tatyana M. Ali (Ashley) confessou que a falta de talento de Will para atuação no início das gravações incomodava os colegas de trabalho e que, por vezes, esse foi motivo de conflito entre os dois.

13. Somente 4 personagens estão presentes em todos os episódios da série

São eles: Will Smith, o protagonista da série, Alfonso Ribeiro, que interpreta Carlton Banks, James Avery como Tio Phil e Karyn Parsons, como Hilary.

14. Diário no set de filmagens

(Fonte: Getty Images/Feito Por Elas/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Feito Por Elas/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Existia um diário no set de filmagem, mantido pelo elenco e equipe de produção,  em que escreviam poemas bobos ou frases como “James está me dando nos nervos”. Segundo Karyn Parsons (Hilary), ela levou o caderno para casa e o utiliza como memória de James Avery (Tio Phil), que interpretou o pai de sua personagem.

15. Problemas com a Receita Federal

Will Smith era um rapper conhecido como Fresh Prince e a série foi feita especialmente para ele. No entanto, o motivo principal de ter aceitado era seus problemas com a Receita Federal dos Estados Unidos, que chegou a confiscar 70% do salário recebido por Will para saldar impostos atrasados.

16. Os atores do Tio Phil e Tia Vivian não conheciam Will

(Fonte: Seja Criativo/Reprodução)(Fonte: Seja Criativo/Reprodução)Fonte:  Seja Criativo 

Will já era um rapper conhecido antes da série, mas os atores que interpretaram Tio Phil e Tia Vivian não faziam ideia de quem ele era.

17. Karyn Parsons (Hilary) não tinha certeza se o show teria sucesso

A atriz que interpretou Hilary manteve seu emprego como garçonete até ter certeza de que o show seria bem-sucedido.

18. O cumprimento de Will e Jazz

Will e Jazz eram uma dupla de hip-hop fora das telas e foi durante uma turnê dos dois que um dançarino substituto criou o cumprimento dos dois, adicionado ao programa posteriormente.

19. Homenagem à banda Earth, Wind & Fire

Em referência ao grupo musical Earth, Wind & Fire, o escritório de advocacia do tio Phil é chamado Firth, Wynn e Meyer.

20. Daphne Maxwell Reid (Tia Vivian) e seu trabalho “Fresh Prints”

A atriz que interpretou a Tia Vivian é fotógrafa e chama seu trabalho de “Fresh Prints” em homenagem ao nome original do programa The Fresh Prince of Bel-Air.

21. A dança de Carlton é inspirada em uma dança de Bruce Springsteen e Courtney Cox

Alfonso, intérprete do personagem Carlton, disse que a sua famosa dança foi inspirada em um vídeo de Bruce Springsteen e Courtney Cox chamado “Dancing in the Dark”, em que Bruce a puxa para o palco e “ela basicamente dança”. Ele ainda admite outra inspiração foi a performance de Eddie Murphy em Sem Censura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.