La Casa de Papel: o que significa Bella Ciao, música tema da série?

Imagem de: La Casa de Papel: o que significa Bella Ciao, música tema da série?
Imagem: Netflix/Divulgação

Quem já assistiu La Casa de Papel, um dos seriados mais populares da Netflix, deve lembrar da letra de “Bella Ciao”, música icônica que acompanha os personagens durante o planejamento dos roubos e a celebração quando tudo dá certo. Mas você conhece a origem de “Bella Ciao”?

Por trás da canção, há um contexto de luta e resistência que reflete os acontecimentos da Itália no fim do século 19 e começo do século 20. Além disso, também tem relação com a morte, algo que os personagens da série têm bastante familiaridade.

A história por trás de “Bella Ciao”

A música italiana nasceu na Itália e era cantada pelas mulheres que trabalhavam nas plantações de arroz. Como as condições eram péssimas, a música incorporava toda a dor sentida e denunciava o baixo pagamento, além da jornada excessiva.

Mesmo que pareça algo distante de La Casa de Papel, já que a série da Netflix mostra o plano de um grupo de ladrões para imprimir seu próprio dinheiro e viver uma vida de luxo, as ideias de resistência e superação conectam os dois lados.

No entanto, existe também um lado mais sombrio na letra de “Bella Ciao” cantada no seriado. O próprio nome, quando traduzido para o português, significa “Adeus, Linda” e dá a ideia de despedida, que também pode ser relacionada à morte.

Essa associação pode ser vista diversas vezes ao longo das cinco temporadas. Quando a cabeça de Oslo é acertada, por exemplo, na season finale da 1ª temporada e ele morre no episódio seguinte; ou quando Berlim se sacrifica, na conclusão da segunda temporada. “Bella Ciao” sempre se faz presente, mesmo quando é um clima pesado de despedida e não de vitória.

(Fonte: Netflix/Divulgação)(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte:  Netflix 

Quando “Bella Ciao” aparece em La Casa de Papel?

A música é explicada logo no final da 1ª temporada, quando Berlim pede para que o Professor prometa que vai fugir caso o plano do assalto não saia como planejado.

“Nada vai dar errado”, ele responde, e começa a cantar “Bella Ciao”. É quando Tokyo explica que o avô do Professor lutou durante a Segunda Guerra Mundial e ensinou ao neto a canção — que, consequentemente, acabou repassando para todo o grupo.

É fácil ver o significado que ela representa para o personagem: tudo gira em torno da resistência. Ele incorpora os ideais de lutar contra o sistema que oprime e buscar a liberdade a qualquer custo, mesmo que isso signifique estar sempre exposto à morte.

Na 5ª temporada de La Casa de Papel, temos certeza de que “Bella Ciao” deve surgir em algum momento, basta torcer para que signifique vitórias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.