Sons of Anarchy: série teve influência de Shakespeare, diz criador

Imagem de: Sons of Anarchy: série teve influência de Shakespeare, diz criador
Imagem: Fonte: Divulgação.

Dizem que nada se cria, tudo se copia. E, no caso da série do grupo de motociclistas Sons of Anarchy, isso é uma verdade parcial. Embora a jornada conturbada dos personagens seja uma história original, o autor bebeu na fonte de ninguém menos do que William Shakespeare. Para sermos mais exatos, na tragédia de Hamlet.

Quem admitiu a inspiração foi o próprio criador da série, Kurt Sutter, que até colocou uma citação da peça nos créditos finais. A série foi ao ar entre 2008 e 2014, e foi responsável por elevar o status do canal FX como um dos principais dos Estados Unidos.

O  enredo de Hamlet é de vingança. O jovem príncipe da Dinamarca, Hamlet, fala com o fantasma do pai, que conta que foi envenenado por seu tio Cláudio para que este pudesse se casar com a rainha e mãe de Hamlet, Gertrudes. Hamlet então planeja sua vingança, enquanto aparentemente enlouquece, especialmente ao interagir com sua mãe, amigos e com a ex-amante Ofélia - até o fim famoso e trágico.

Confira as semelhanças entre Sons of Anarchy e Hamlet a seguir.

Quase todo mundo morre

Mesmo sabendo o final trágico dos personagens principais de Hamlet, ainda vale a pena assistir a peça e ler o livro. O mesmo pode ser dito da série Sons of Anachy. Mesmo que se preveja que a maioria dos personagens principais terá um destino trágico, ainda é incrível assistir o desenrolar dos fatos.

ATENÇÃO: SPOILERS À FRENTE!

Hamlet x Jax

Jax Teller é o substituto de Hamlet, como filho do ex-presidente da Sam Crow, JT Teller, morto em um acidente de moto. A morte de JT foi orquestrada por Clay Morrow, atual presidente da Sam Crow - o Claudius da série. Clay também se casa com a mãe de Jax e a viúva de JT, Gemma Teller - a Gertrudes.

Embora não se saiba se Gertrudes estava envolvida com a morte do pai de Hamlet, em Sons of Anarchy, Gemma se intrometeu, sim, na morte planejada de JT.

A citação de Hamlet utilizada no fim da série afirma que pode se duvidar de tudo, menos de que ele amou. Sutter escreveu em sua conta no Twitter que queria usar a frase porque "sentia que permitia que as pessoas tivessem suas próprias opiniões sobre a vida e o destino de Jax", e que fazer perguntas sobre isso "era o ponto".

Assim como vários séculos depois, as pessoas ainda fazem perguntas sobre a vida e o destino do príncipe Hamlet, o mesmo deve acontecer com a história de Jax: ele era mal? Nobre? Torturado ou torturador? As respostas cabem a cada espectador!

O amor em Sons of Anarchy

A Ophelia da séria é a personagem Tara Knowles, o grande amor de Jax Teller. Assim como em Hamlet, o casal teve um passado junto. Ela retorna à vida de Jax anos depois.

Na 6ª temporada, Tara sofre um destino semelhante ao de Ophelia, mas nas mãos de alguém próximo a ela. A morte de Tara ocorre logo após Jax se vingar da morte de seu pai, fazendo com que ele sofra uma perda ainda pior.

A tragédia de Sons of Anarchy continua na 7ª temporada, culminando com um dos finais mais dramáticos da história da televisão, com um pouco mais de ação do que o final de Hamlet.

E você? Já tinha notado as semelhanças entre Hamlet e Sons of Anarchy? Conte para a gente nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.