Grifinória: tudo o que você precisa saber sobre a casa de Hogwarts

Imagem de: Grifinória: tudo o que você precisa saber sobre a casa de Hogwarts
Imagem: Teahub/Reprodução

Uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a Grifinória é onde estão os estudantes bravos de coração. Nos livros e nos filmes da saga Harry Potter, a casa se tornou popular por ser o “lar” do garoto bruxo, mas há várias curiosidades sobre ela que não foram reveladas na franquia que conta as aventuras do Menino que Sobreviveu.

A seguir, conheça alguns fatos da Grifinória.

Quadro de Godrico Grifinória.Quadro de Godrico Grifinória.Fonte:  Harry Potter Fandom/Reprodução 

Godrico Grifinória: o fundador

Considerado um dos melhores bruxos duelistas de sua época, Godrico Grifinória foi um dos fundadores de Hogwarts. Seu objetivo era ensinar magia para todos aqueles com feitos corajosos em seu nome, independentemente de sua origem.

Embora tenha sido grande amigo de Salazar Sonserina, ele se opôs à ideia do colega mago de proibir que alunos nascidos trouxas frequentassem a escola, e isso deu origem à eterna rivalidade entre Grifinória e Sonserina. Antes de morrer, Godrico deixou itens importantes para a história de Hogwarts, como o Chapéu Seletor, que foi um acessório pessoal do bruxo e recebeu um encantamento para ajudar a escolher a casa dos futuros alunos.

O emblema da Grifinória é inspirado nos brasões de armas britânicos.Emblema da Grifinória é inspirado em brasões de armas britânicos.Fonte:  Wallpaper Access/Reprodução 

Significado do nome e do símbolo da casa

A palavra "Grifinória" (Gryffindor, em inglês) esconde vários significados. Um conceito bastante popular é que se refere ao grifo, animal com cabeça de águia e corpo de leão. Já o sufixo pode ser interpretado de duas formas: dor no inglês arcaico tem o mesmo significado de door (porta ou portão), mas d’or, em francês, pode ser traduzido como ouro ou dourado.

O símbolo da Grifinória é um leão, animal que representa coragem e honra. Remetendo ao fogo, as cores vermelha e dourada do brasão da casa se referem à juba e aos pelos do mascote.

A Espada de Grifinória é outro item deixado pelo fundador da casa.Espada de Grifinória foi outro item deixado pelo fundador da casa.Fonte:  Quora/Reprodução 

A Espada de Godrico Grifinória

A espada do fundador é outro objeto importante da trama de Harry Potter. Há uma lenda de que o artefato mágico só pode ser usado por um verdadeiro grifinório quando ele precisar. Um exemplo disso pode ser visto nos momentos finais de A Câmara Secreta: Entregue pela fênix de Alvo Dumbledore, a espada é fundamental para que Harry possa derrotar o terrível basilisco.

Estudantes da Grifinória costumam ser corajosos e determinados.Estudantes da Grifinória costumam ser corajosos e determinados.Fonte:  Harry Potter Fanzone/Reprodução 

Perfil dos grifinórios

Os alunos da Grifinória costumam ter um conjunto de características que remetem à personalidade do fundador da casa. Eles são conhecidos pela coragem, pela honra, pela ousadia e pela determinação. Ao mesmo tempo, são famosos por levarem essas convicções ao extremo, fazendo que atos incrivelmente corajosos sejam vistos como ações imprudentes. Um exemplo dessa teoria são as aventuras do próprio Harry Potter.

Isso faz que membros de outras casas, particularmente da Sonserina, acreditem que os grifinórios se envolvem em “atos heroicos sem sentido”. Sendo assim, eles enxergam os “rivais” como pessoas hipócritas, arrogantes e que desprezam as regras.

A Sala Comunal é decorada com as cores da casa: vermelho e dourado.Sala Comunal da Grifinória é decorada com as cores da casa: vermelha e dourada.Fonte:  Pinterest/Reprodução 

Sala Comunal da Grifinória

A Sala Comunal da Grifinória fica localizada em uma das torres do castelo de Hogwarts. Como visto nos livros e nos filmes, a entrada é guardada pelo quadro da Mulher Gorda, e as senhas mudam regularmente. Decorado com as cores da casa, o salão principal tem cadeiras, mesas e poltronas para que os alunos possam estudar e relaxar. Além disso, o espaço é usado para celebrar as vitórias do time de quadribol.

Outra curiosidade é que a escada para o dormitório feminino tem um feitiço que não deixa os meninos subirem, porém o mesmo não acontece no acesso ao dormitório masculino, pois os fundadores acreditavam que as garotas eram mais confiáveis.

Quando era aluno de Hogwarts, Dumbledore pertencia a Grifinória.Quando era aluno de Hogwarts, Dumbledore pertencia à Grifinória.Fonte:  Screen Rant/Reprodução 

Importantes membros da Grifinória

Além do trio Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, vários personagens da saga pertencem à Grifinória, como quase todos os descendentes das famílias Potter e Weasley. Foi assim que Tiago Potter conheceu Lílian Evans, a mãe do garoto bruxo; ele também foi da turma de Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew — também conhecidos como Os Marotos.

Outro grifinório notável é Alvo Dumbledore, o que talvez explique a clara preferência do antigo diretor da escola de magia pela casa vermelha e dourada.

Qual é sua casa preferida de Hogwarts? Conte para a gente nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.