Dicas de séries e filmes da semana: Sombra e Ossos

Imagem de: Dicas de séries e filmes da semana: Sombra e Ossos
Imagem: Netflix/Reprodução

O “vácuo” entre o final de Game of Thrones, na HBO, e a estreia de Senhor dos Anéis, no Amazon Prime Video, tem deixado muitos fãs de fantasia órfãos. Apesar de representarem o suprassumo do gênero – cada um a seu modo –, ambas deixaram um importante legado de aumento de interesse sobre histórias fantásticas.

Por isso, no quadro Dicas de séries e filmes da semana nós vamos indicar justamente a produção que desponta como nova "queridinha" desse nicho: Sombra e Ossos.

Baseada em uma saga de livros da autora israelense-americana Leigh Bardugo, a série estreou nesta sexta-feira (23) na Netflix e tem tudo para consolar (pelo menos um pouco) o coração dos fãs de fantasia.

Sombra e Ossos

Com muita magia, personagens diversos e uma ambientação soturna, a série promete cativar quem estiver disposto a embarcar em um mundo completamente novo.

Bem-vindo à Grisha

O enredo da produção se passa no universo ficcional de Grisha, que foi retratado nos livros Sombra e Ossos; Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão. Apesar de possuir spin-offs, as 3 obras são a fonte principal de toda a fantasia da trama.

Baseada em uma Rússia czarista, a história narra um mundo destruído por uma grande guerra. Nesse cenário, a órfã Alina Starkov descobre que possui um dom mágico quando visita a “Dobra das Sombras”, uma região sombria que é habitada por terríveis monstros.

Sem dar spoilers, a protagonista é levada para treinar com uma elite de soldados, que promete ensinar a jovem a controlar seus poderes. Nesse ambiente Alina terá que lidar não somente com novos conhecimentos, mas também novos amigos (ou inimigos).

Sombra e Ossos

No decorrer dos episódios, que passam por diferentes nações, em uma trama a la Game of Thrones e seus diferentes reinos e continentes, o público conhece os Corvos, por exemplo, um grupo de bandidos que estão mais para anti-heróis do que vilões. O carisma dos personagens chama a atenção e serve com um pouco de alívio cômico.

Essa história típica de fantasia mistura elementos de romance, drama e ação (há lutas), proporcionando um bom divertimento ao longo dos 8 episódios da 1ª temporada.

Enquanto a personagem principal é interpretada por Jessie Mei Li, o elenco ainda conta com Archie Renaux, Freddy Carter, Amita Suman, Ben Barnes e Daisy Head. Os vários novatos se juntam a atores mais experientes e conhecidos como Zoe Wanamaker (Harry Potter e Doctor Who) e Luke Pasqualino (Os Borgias).

Quem vai curtir?

Além de quem já curte as fantasias citadas, Sombra e Ossos pode agradar quem gostou de produções como The Witcher. Por compartilhar elementos narrativos históricos e mitológicos europeus (Rússia no caso de Sombra e Ossos e Polônia para The Witcher), ambas possuem certa semelhança estética. Vale ressaltar que a série polonesa possui uma trama bem mais adulta, enquanto a outra é mais juvenil

Justamente por causa disso, jovens adultos e adolescentes que são fãs de Jogos Vorazes, Harry Potter e da Série Divergente também devem gostar de Sombra e Ossos. Os elementos de trama juvenil como a descoberta do mundo e a própria autodescoberta, o amor sem malícias e a rebeldia também estão presentes na produção da Netflix.

Sombra e Ossos

Todos esses componentes combinados geram uma boa história e um universo bastante rico. Assim como foi dito no início do texto, não será surpresa nenhuma se a série virar a nova febre até entre os fãs mais hardcore de fantasia. Mesmo tendo estreado hoje, é fácil imaginar que a série será renovada para pelo menos mais uma temporada.

Para quem não se importa com spoilers, nossa crítica de Sombra Ossos argumenta com revelações sobre o enredo porque a série merece a sua atenção.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.