WandaVision: conheça 10 referências apresentadas no episódio 8

Imagem de: WandaVision: conheça 10 referências apresentadas no episódio 8
Imagem: Disney+/Reprodução

ATENÇÃO, SPOILERS À FRENTE!

O episódio desta semana de WandaVision trouxe diversos elementos narrativos emocionantes aos espectadores. Além de apresentar ao público um panorama geral acerca da dinâmica entre os personagens principais, houve também uma explicação grandiosa para a maioria das dúvidas deixadas pelos roteiristas no início da série.

E segundo a própria Agatha Harkness (Kathryn Hahn), “a única maneira de conseguir ir adiante é voltar [ao passado]”. Dessa forma, ao expor Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) aos seus grandes traumas, os fãs da série visualizaram diversas referências interessantes da Marvel.

Confira algumas delas com a nossa lista!

10. Bombas das Indústrias Stark

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

No primeiro episódio de WandaVision, por meio dos intervalos comerciais característicos da época em que a sitcom de Wanda se passava, os espectadores viram uma referência direta às Indústrias Stark.

Nesta semana, elas são mostradas novamente, quando Agatha faz Wanda visitar o dia em que seus pais morreram justamente por conta de um bombardeio.

9. A origem do Hex

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

A versão de Wanda sobre o ocorrido com sua família foi confrontada por Agatha, que teorizou sobre a Feiticeira Escarlate já possuir poderes muito antes de se juntar à Hydra. A visita ao passado prova um pouco sobre isso e, mais a frente no episódio, o público visualiza a personagem, tomada por sua imensa dor da perda, alterando toda a realidade à sua volta.

8. O cetro de Loki

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Durante um dos pontos mais importantes da trajetória de Wanda, visitados por ela e Agatha, os espectadores visualizam a personagem em um momento bastante sombrio. É quando ela entra em contato com o cetro de Loki, que abrigava uma Pedra do Infinito. A ocasião fazia parte de um importante experimento para os gêmeos Maximoff. Entretanto, Pietro não aparece em nenhum momento na cena.

7. O quarto de Wanda

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Quando Wanda e Vision estavam se conhecendo, ela estava abrigada no QG dos Vingadores, logo após os eventos vistos em Era de Ultron. Embora seja uma cena diferente do que o público já havia visto anteriormente, há um elemento essencial nela: uma televisão, na qual Wanda assiste uma sitcom. Algo muito característico da personagem que constrói muito bem a série atual.

6. Guerra Infinita

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Em um determinado momento da visita ao passado, Wanda invade a SWORD em busca de um reencontro com o que restou de Vision. Ela então tenta se reconectar com o amado e afirma que não consegue mais senti-lo. Essa frase é uma clara referência ao filme Vingadores: Guerra Infinita, pois os personagens falavam sempre que sentiam um ao outro por conta do poder da pedra que estava alojada na cabeça de Vision.

5. Os residentes de Westview

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Wanda conhece Westview pela primeira vez quando tudo está terrivelmente ruim. Nesse momento, andando pela cidade, conhecemos alguns dos residentes de Westview que já haviam aparecido em outros episódios. É o caso de Debra Jo Rupp, por exemplo, que apareceu como convidada do episódio piloto.

4. A vida pacata dos quadrinhos

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Talvez a maior inspiração para a construção de uma casa no subúrbio de uma cidade pacata venha diretamente dos quadrinhos. Em uma trama apresentada em 1982, Wanda e Vision queriam fugir da vida de super-heróis e se refugiavam em um local bastante familiar.

3. Autorreferência

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Wanda utiliza sua magia para transformar Westview. Em um momento rápido, vemos o cinema local se transformando para a década de 1950. Antes disso, é possível ler “Big Red” e “Kidnapped”, que fazem referência à ira de Wanda, mostrada no mesmo episódio, e também ao sequestro de Agatha para com seus filhos.

2. A Feiticeira Escarlate

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Embora seja conhecida assim por muitos, é só a partir do episódio 8 que Wanda é chamada, de fato, como Feiticeira Escarlate por Agatha. A bruxa também lhe explica mais sobre suas conclusões a respeito da “magia do caos”, também vista nos quadrinhos originais da Marvel. Vale lembrar que Wanda apareceu pela primeira vez em uma revista dos X-Men em 1964.

1. Uma nova visão

(Reprodução)(Reprodução)Fonte:  Disney+ 

Durante a cena pós-créditos do episódio 8, o público não tem mais dúvidas sobre o que teria acontecido ao corpo de Vision. Ele continuou sob posse da SWORD e foi completamente reestruturado. A versão vista, na verdade, também já foi apresentada nos quadrinhos em Avengers: West Coast, no final dos anos 1980.

Trata-se de um Visão mais robótico, com menos emoções humanas. Dessa forma, só nos resta esperar pelo desfecho da série!

Imagem: Assine o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Disney Plus

Assista aos lançamentos da Marvel, Pixar e National Geographic no Disney+. Tudo isso por apenas R$ 27,90/mês.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.