Cidade Invisível: conheça os personagens do folclore brasileiro da série

Imagem de: Cidade Invisível: conheça os personagens do folclore brasileiro da série

ATENÇÃO: SPOILERS À FRENTE!

O folclore brasileiro possui diversos mitos e lendas muito ricos que foram poucas vezes explorados em produções audiovisuais de forma séria. A maioria das obras que se tem conhecimento aposta em uma abordagem mais infantilizada, para justamente atrair um público ainda em formação para esse tipo de narrativa.

Cidade Invisível, contudo, nova série brasileira da Netflix, dirigida por Carlos Saldanha com roteiros de Raphael Draccon e Carolina Munhóz, aposta em um desenvolvimento mais adulto, fantasioso e repleto de mistérios com essas histórias incríveis do nosso folclore.

>>> Saiba mais sobre os seres folclóricos do Brasil

(Reprodução/Netflix)(Reprodução/Netflix)Fonte:  Netflix 

Conheça os personagens do folclore brasileiro de Cidade Invisível

Entre os personagens principais da série, temos Eric Alves (interpretado por Marco Pigossi), um detetive que passa a questionar sua própria realidade ao encontrar um estranho animal morto em uma das praias do Rio de Janeiro.

Ao longo dos episódios da 1ª temporada da série, o público descobre que ele, na verdade, é filho do famigerado Boto cor-de-rosa. Sua origem vem dos estados do Norte do Brasil, usada inicialmente para justificar a gravidez de uma mulher que não era casada.

Segundo os relatos regionais, esse animal, que vive nos rios amazônicos, se transformava em um rapaz de boa aparência — sempre com um chapéu na cabeça — e seduz diversas moças desacompanhadas.

(Reprodução/Netflix)(Reprodução/Netflix)Fonte:  Netflix 

Outra personagem bastante importante, centrada na trama principal, é Inês (vivida por Alessandra Negrini), também conhecida como a perversa Cuca.

De acordo com a pesquisadora Januária Cristina Alves, que construiu o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, a bruxa consegue assumir diversas formas para conseguir seus objetivos — na maioria das vezes, assombrar e raptar crianças. Uma das aparições mais conhecidas do público, como uma jacaré, foi vista no Sítio do Pica-pau Amarelo.

Outros personagens do folclore também estão na série da Netflix

Entre o elenco de Cidade Invisível, os espectadores também conhecem mais personagens importantes do folclore brasileiro. O ator Fábio Lago interpreta Iberê, o Curupira.

A figura mitológica possui uma aparência bastante assustadora: pés virados para trás, nariz pontiagudo e um cabelo em chamas. Apesar disso, ele é o grande protetor das matas e está sempre disposto a atacar quem a ataca.

(Reprodução/Netflix)(Reprodução/Netflix)Fonte:  Netflix 

Além dele, temos ainda o Saci (Wesley Guimarães), Iara (Jessica Cores), Tutu Marambá (Jimmy London) e Eduardo Chagas (Corpo-seco).

O Saci-Pererê é talvez o personagem do folclore brasileiro mais popular, justamente por conta de todas as histórias contadas em torno de sua personalidade. O garoto de uma perna só, que fuma um cachimbo e possui um gorro vermelho na cabeça, está sempre aprontando e causando diversos problemas às pessoas.

Já a Iara, uma espécie de sereia, acaba seduzindo os homens com seu canto e beleza, levando-os para o fundo das águas, local onde se tornam seus reféns para o resto da vida. Junto dela, há também o horripilante Corpo-seco, que foi amaldiçoado por conta de sua malandragem durante a vida e que assombra todos aqueles que estiverem na rua na calada da noite.

Por fim, o Tutu Marambá possui uma aparência bizarra e está sempre pronto para assustar as crianças que não querem dormir. Muitas pessoas contam sua história em cantigas de ninar.

Se interessou? Então, não deixe de assistir a Cidade Invisível. Os primeiros episódios estão todos disponíveis na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.