Minecraft é usado novamente para criar réplicas de locais da Grã-Bretanha

2 min de leitura
Imagem de: Minecraft é usado novamente para criar réplicas de locais da Grã-Bretanha
Imagem: British Geological Survey

De um simples game de construção com blocos, Minecraft tornou-se rapidamente muito mais: já há alguns anos o título é utilizado na área educacional para ajudar estudantes a exercitarem sua criatividade, por exemplo. Outro uso igualmente interessante foi feito pela agência nacional de mapeamento da Grã-Bretanha, que há dois anos está trabalhando em recriar seu território em versões cúbicas digitais.

Agora chegou a vez de o órgão avançar em seu projeto, partindo para criar uma versão em escala de alguns locais mais precisos. E assim, temos os mapas de West Thurrock, York e Ingleborough disponíveis para download através do site oficial da British Geological Survey.

Precisão geológica em cada detalhe

Segundo o BGS, o projeto foi feito com a ajuda de três tipos de dados para dar a maior proximidade com os territórios verdadeiros. Primeiro, o próprio órgão utilizou seus mapas de geologia 3D como base; depois, outros modelos geológicos de superfície foram usados para definir a elevação de cada área. Por fim, essas informações foram cruzadas com um mapa vetorial, para definir a topografia das áreas.

Já o tipo de bloco usado para representar os materiais de suas contrapartes reais foi decidido com base na geologia real, levando em consideração a cor, textura e resistência do cubo e do terreno. Igualmente interessante, foi a utilização de blocos de vidro no mapa sob a superfície, de maneira a permitir que as pessoas visualizassem a geologia dos locais em detalhes – graças a eles, é possível ver a fundo o interior do terreno, sem a necessidade de quebrar blocos.

É claro que o mapa final não inclui absolutamente todos os prédios e construções dessas áreas. No lugar disso, temos apenas blocos para registrar pontos-chave como ruas, construções e afins. O que não deixa de impressionar pelo resultado final.

Baixe os mapas

Para quem está se perguntando o quão bem-feito ficou o resultado de cada um dos locais, basta conferir as imagens abaixo. Se você gostou de como ficou ou quer ver tudo em mais detalhes, também é possível baixar os pacotes dos mapas, como um pacote de recursos para o Minecraft, através dos links abaixo. Basta clicar no item desejado, aceitar as condições e dar início ao download.

Vale notar que os locais estão disponíveis em uma versão com topografia ou apenas com a geologia (ou seja, sem a superfície); você escolhe qual baixar:

Mapa de Ingleborough

À esquerda, a versão topográfica de Ingleborough; à direita, a versão geológica, apenas

Mapa de West Thurrock

À esquerda, a versão topográfica de West Thurrock; à direita, a versão geológica, apenas

Mapa de York

À esquerda, a versão topográfica de York; à direita, a versão geológica, apenas

Por último, mas não menos importante, quem quer saber mais sobre os tipos de materiais que compõem a geologia dos mapas pode simplesmente acessar a página oficial do projeto para conferir a lista com a “legenda” e cada cor de vidro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.