Seria o Minecraft uma ferramenta educacional?

1 min de leitura
Imagem de: Seria o Minecraft uma ferramenta educacional?

(Fonte da imagem: Reprodução/CooneyCenter (YouTube))

Mike Rugnetta, em seu canal no YouTube batizado de PBS Idea Channel, lançou uma perspectiva ainda pouco explorada para o Minecraft. O programador e apresentador acredita que o game pode ser mais do que apenas uma forma de entretenimento e ser usado como uma ferramenta de aprendizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com Rugnetta, vários especialistas educacionais já levaram o jogo para dentro de salas de aula, permitindo que professores personalizem os métodos de transmitir conhecimento e que alunos assimilem conceitos por meio de novos e mais modernos caminhos.

Enquanto games educacionais não são nenhuma novidade, o Minecraft possui vantagens únicas que podem facilitar a assimilação por parte de crianças, adolescentes e até adultos (por que não?).

Jogatina educacional

Durante a jogatina, o jogador pode estudar conceitos matemáticos, físicos, arquitetônicos e de outras disciplinas que envolvem volume, gravidade, relação de elementos químicos, probabilidade, entre outras matérias.

Além disso, o “gamer” está o tempo todo explorando a sua criatividade para interagir com os ambientes voláteis e descobrir diferentes formas de se adaptar e improvisar. Mike cita como caso de sucesso a iniciativa MinecraftEdu, que já foi adotada em mais de mil escolas em seis continentes, alcançando mais de 20 mil estudantes.

Na opinião de Rugnetta, em um futuro “breve”, essa pode ser uma ótima e popular saída para prender a atenção dos estudantes. Para ele, nem todas as aulas podem ser adaptadas e serem realizadas através de jogos, mas os games poderão, e devem, ser uma alternativa ocasional e dinâmica de ensino.

.....

Qual a sua opinião sobre o assunto? Você acha que, usando um jogo, os professores conseguem instruir seus alunos com maior eficiência? Ou o game serviria apenas como mais uma distração para os estudantes? Será que um dia esse tipo de método de ensino vai se tornar popular?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.