Microsoft vai cobrar menos royalties de patentes usadas por Samsung e LG

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft vai cobrar menos royalties de patentes usadas por Samsung e LG

A Microsoft entrou em concordata com o maior órgão regulador antitruste dos EUA, o Fair Trade Commission (FTC), para diminuir os royalties que ela recebe de empresas sul-coreanas de tecnologia, como a Samsung e a LG Electronics, segundo informações do KoreaTimes. 

"Em troca da aprovação da compra da Nokia pela Microsoft, que vale US$ 7 bilhões (R$ 24 bilhões), a MS concordou em diminuir os royalties que a Samsung e outras empresas de dispositivos locais pagam por patentes pelos próximos sete anos", confirmou o FTC. 

O acordo ainda vai mais longe e pede para a Microsoft não abrir qualquer processo contra companhias sul-coreanas no que toca a infração de patentes. "A MS deve seguir princípios razoáveis e não discriminatórios nas políticas de licenciamento", declarou o órgão. 

É interessante notar que muitas das patentes da Microsoft são essenciais dentro do sistema operacional da Google, o Android — e agora elas estão mais baratas para a Samsung e a LG. Ainda, o negócio entre MS e Nokia vai absorver praticamente todos os aparelhos Windows Phone, que é um grande mercado na Ásia. 

O envolvimento do FTC se dá para as companhias não formarem cartéis ou combinações monopolísticas, por isso a existência de lei antitruste. 

Com o Android mais "barato" para LG e Samsung, o que as companhias podem preparar para os usuários? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.