Apek lança primeira Windows Touch TV do mundo e traz experiência interativa

2 min de leitura
Imagem de: Apek lança primeira Windows Touch TV do mundo e traz experiência interativa

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em evento na noite dessa terça-feira, 15, em São Paulo, no qual o Tecmundo esteve presente, a Apek apresentou um equipamento que permitirá ao usuário experiências interativas de manipulação de conteúdo oriundo de receptores de TV digital, TV a cabo e TV via satélite: o Maxpad. O lançamento da Apek pretende colocar o aparelho como um diferencial em TVs e monitores touchscreen para uso residencial e corporativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pioneiro em formato, o Maxpad é uma junção de diversas tecnologias e conceitos em um único produto – trata-se da primeira “TV-computador” com tecnologia touchscreen acima de 27” a ser comercializada no varejo. O Maxpad entra no mercado para inaugurar um novo segmento: o Windows Touch TV. Entre as principais tecnologias de hardware integradas ao dispositivo, há interface sensível ao toque que oferece precisão e sensibilidade em telas de grande formato.

“As tecnologias de touchscreen de pequeno formato já estão amplamente difundidas no mercado de celulares e tablets, mas nenhuma empresa até hoje havia trazido ao varejo um produto de tela grande com esse tipo de tecnologia integrada. O Maxpad foi desenvolvido e é fabricado no Brasil. O foco está no desenvolvimento de projetos com base em um mix de tecnologias já disponíveis”, explicou Rafael Tonelli, diretor comercial da Apek.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apek)

A experiência Maxpad

Um dos recursos exclusivos do aparelho é o amigável software Touch TV. Por meio dele, é possível assistir a vídeos, pesquisar, editar e compartilhar, por email ou pelo Facebook, qualquer conteúdo proveniente dos receptores de TV que estiver conectado ao Maxpad.

O software também é útil para os fanáticos por futebol. Por meio dos recursos de desenho e da ferramenta de “linha mágica”, o torcedor poderá avaliar jogadas duvidosas, realizar anotações sobre os lances e incluir balões de texto com brincadeiras. É o típico recurso para dar aquela “brincada”, mas pode fazer com que o usuário fique horas mexendo.

É possível também retroceder a programação que está sendo exibida em até duas horas e trinta minutos, manipulando e interagindo com esse conteúdo.

Outro ponto forte do produto é um controle remoto batizado de MaxRemote. Com três funções em apenas um dispositivo, ele inclui a função de controle remoto universal (que aprende comandos de outros controles), “air mouse” (que permite a operação do mouse de forma semelhante ao apontar e clicar) e miniteclado sem fio com layout em português brasileiro (formato ABNT-2).

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Hardware parrudo

O Maxpad possui um hardware com processador A10 quad-core de 3,8 GHz, placa gráfica ATI Radeon 4660, 8 GB de memória, SSD de 60 GB e HD de 500 GB, além da tecnologia touchscreen de sensoriamento ótico AQS (Apek Quad Sensor).

O sistema operacional que acompanha os televisores é o Windows 8.1, que oferece suporte à instalação dos diversos programas de computador, inclusive aplicativos desenvolvidos para Windows XP, Vista e Windows 7 (como Photoshop, Autocad, Microsoft Office etc.)

Comercialização

O Maxpad é o único de sua categoria no mercado (ainda que exista o WebOS da LG). São três as opções de telas disponíveis: 39”, 50” e 64,5”. Os preços variam a partir de R$ 16 mil até R$ 30 mil, e a expectativa da Apek é comercializar aproximadamente mil unidades no primeiro ano de produção e cerca de 50 mil nos próximos cinco anos.

Inicialmente, o Maxpad será vendido pela rede Fnac e diretamente pela Apek, que oferece também alguns acessórios, como pedestais e suportes especiais para o produto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.