Microsoft Mouse Mischief: plugin gratuito garante maior interatividade em sala de aula

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Mouse Mischief: plugin gratuito garante maior interatividade em sala de aula

Embora o computador seja uma ferramenta essencial em escolas e universidades, muitas vezes o potencial das máquinas disponíveis é subaproveitado. É inegável a utilidade delas como ferramenta de pesquisa online e como forma de diferenciar a apresentação de aulas, mas essas são atividades que deixam de lado o potencial interativo da tecnologia.

Pensando em aproveitar melhor o caráter interativo proporcionado pela informática em sala de aula, a Microsoft desenvolveu o Mouse Mischief, software integrado ao Power Point 2007 e 2010 que permite a utilização de múltiplos mouses.

A ideia é simples: em vez de ter que conectar várias máquinas em rede, conectam-se até 25 mouses em um mesmo computador, sem nenhuma espécie de interferência entre eles. Isso faz com que os custos de implementação do recurso sejam mínimos, pois mouses podem ser adquiridos em qualquer loja de informática por um preço muito baixo.

O programa muda o papel representado pelo Power Point, que para muitos se reduz a uma simples ferramenta para a realização de apresentações. Ao permitir que alunos interajam com os slides apresentados, o professor pode obter respostas a perguntas em tempo real, avaliar o desempenho da sala e incentivar a rapidez de raciocínio.

O Mouse Mischief foi desenvolvido em parceira com a Microsoft Research, divisão da companhia responsável por pesquisas nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia de Software. O objetivo era avaliar as melhores formas de integrar tecnologias relevantes às salas de aula, sem que isso represente custos adicionais excessivos.

Segundo a companhia, durante os testes realizados antes do lançamento oficial do software, foi detectada uma maior participação dos alunos tímidos durante as aulas, e os professores tiveram mais visibilidade sobre o progresso e entendimento do conteúdo apresentado. Assim, pode-se ajustar melhor a forma como o conteúdo é apresentado a fim de corresponder a diferentes ritmos de aprendizagem.

A principal vantagem do programa é que dispensa qualquer tipo de curso ou tutorial para ser utilizado de forma efetiva. Basta possuir o conhecimento sobre as ferramentas básicas disponíveis no Power Point e o Mouse Mischief auxilia de forma eficiente na criação de apresentações interativas.

Com ele, podem ser feitas perguntas simples de “sim ou não” e questões de múltipla escolha, indicando a resposta correta para que o aluno saiba se respondeu corretamente. Além disso, a ferramenta trabalha com a criação de desenhos. Assim, cada usuário pode desenhar livremente sobre o slide, opção que mostra um ótimo exercício de coordenação motora para crianças.

O Microsoft Mouse Mischief é uma ferramenta totalmente gratuita, e para utilizá-lo basta ter uma cópia original do Power Point 2007 ou 2010 instalada no computador. Clique aqui para ser redirecionado à página do Baixaki com a descrição completa do aplicativo e instruções de download.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.