Projeto batizado de Companion Web é anunciado pela Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Projeto batizado de Companion Web é anunciado pela Microsoft

(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)

A Microsoft anunciou oficialmente hoje (17/07) o lançamento de um projeto denominado Companion Web. A proposta do projeto é criar uma espécie de ponte que unifique o acesso ao conteúdo nos diferentes tipos de aparelhos eletrônicos que nós utilizamos atualmente.

O Companion Web é mais direcionado aos desenvolvedores, já que eles serão capazes de criar apps que funcionem em conjunto em telas de aparelhos distintos, sejam televisões ou smartphones.

Esse conceito não é totalmente novo para a Microsoft, pois no ano passado o app SmartGlass foi lançado para unificar as telas de televisões e de smartphones nos menus e jogos de Xbox 360. E tudo indica que essas funções estarão mais presentes e completas no console Xbox One.

O gerente de produtos sênior da Microsoft, Bryan Saftler, disse que o projeto foi concebido porque hoje temos acesso à internet em praticamente qualquer lugar – ela é quase onipresente. "Sabemos que 86% dos proprietários de smartphones os utilizam enquanto assistem a televisão, então por que não criar aplicações `companheiras` que aumentem essas experiências?", disse ele no blog do Internet Explorer.

Múltiplas telas com uma só função

Para exemplificar o uso do Companion Web, a Microsoft fez uma parceira com a startup Polar para que eles programem apps que funcionem em televisões, computadores, smartphones e tablets em conjunto e sem restrições. Confira o vídeo de demonstração:

Um dos principais exemplos é que as pessoas poderão pesquisar informações específicas nos smartphones enquanto os resultados aparecerem em outras telas, facilitando o processo de navegação e imersão. Para Luke Wroblewski, fundador da Polar, as experiências das pessoas com todos os aparelhos, sejam quais forem, precisam ser práticas, rápidas e prazerosas.

Em publicação oficial do Blog da Microsoft, Saftler disse que o Polar é apenas o início das aplicações que serão desenvolvidas em conjunto para múltiplas plataformas. Veja um vídeo de lançamento do projeto Companion Web:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.