Um novo projeto da Mercedes-Benz está prestes a deixar os carros da marca muito mais seguros e – por que não? – estilosos. Chamado de Digital Light, o recurso revelado pela montadora alemã segue os passos de tecnologia como as da Audi, com suas luzes laser, mas levando a funcionalidade a um novo patamar. A ideia, aqui, é permitir que os faróis do possante consigam exibir imagens de alta resolução no asfalto. Bacana, hein?

Pode ficar tranquilo, pois não se trata de nenhuma bruxaria, mandiga ou gambiarra por parte da companhia, mas sim um conjunto bastante complexo que ainda está em desenvolvimento pela empresa. A ferramenta utiliza um conjunto complicado de luzes LED que são potencializadas por um sistema computadorizado e uma série de espelhos que trabalham juntos para conseguir projetar as figuras logo à frente do veículo.

O sistema está sendo refinado pela Mercedes

Entre as possibilidades oferecidas pela novidade estão coisas como “imprimir” setas e indicadores vindos de serviços ou aplicativos de navegação – permitindo que você mantenha os olhos na estrada enquanto segue o caminho planejado pelo Waze, por exemplo – e mostrar a largura exata do automóvel, fazendo com que o condutor se sinta mais seguro na hora de decidir se o possante cabe em uma vaga ou passagem mais apertada.

Apenas um dos exemplos do que é possível fazer com as Digital Lights

A tecnologia também deve trazer mais segurança para quem está fora do carro

A tecnologia também deve trazer mais segurança para quem está fora do carro. Um exemplo é o fato de o farol conseguir baixar a sua intensidade automaticamente ao detectar um ciclista vindo no sentido contrário – evitando que ele seja pego de surpresa e cegado pela luz forte. No caso de pedestres, o mecanismo reconhece uma pessoa na via e exibe uma espécie de faixa de cruzamento para que a pessoa faça a travessia com cuidado e outros motoristas percebam o que está acontecendo a certa distância.

Um sonho distante

Claro que, por enquanto, tudo isso não passa de um projeto sendo elaborado dentro da Mercedes e todos esses recursos devem levar um tempinho antes de serem disponibilizados aos consumidores. Por quê? Bem, em primeiro lugar, o kit não deve ser nada barato – mesmo para os padrões altos de preço dos carrões da marca – e, na sequência, deve ser necessária uma boa adequação das Digital Lights às leis de trânsito de cada país. Afinal, nunca se sabe o quanto um farol capaz de “pichar” o chão pode distrair os outros condutores, não é?

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