No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles

1 min de leitura
Imagem de: No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles

Da próxima vez que você reclamar que a Square Enix só produz adaptações de jogos antigos para o iOS e Android ou que a Capcom restringir Breath of Fire aos celulares, leve em consideração o fato de que, para essas companhias, essa é uma aposta muito mais certa do que trabalhar com consoles tradicionais. Um relatório divulgado pela Computer Entertainment Supplier´s Association (CESA) mostra que, no Japão, o mercado de jogos mobile já supera em muito os lucros de segmentos mais tradicionais.

Segundo a CESA, em 2013 o segmento mobile movimentou US$ 5,1 bilhões, enquanto o país registrou US$ 1,5 bilhão em vendas de console e US$ 2,5 bilhões em software vendidos para plataformas de mesa. O Nintendo DS é o líder do mercado local, responsável por 46,7% das vendas registradas, sendo seguido pelo PlayStation 3 (21,8%) e pelo PlayStation Vita (11,7%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre os motivos que levaram a esse resultado estão diferenças culturais entre o Ocidente e o Oriente, além do fato de que aparelhos portáteis são extremamente acessíveis ao público japonês. O declínio dos consoles caseiros também pode ser atribuído à queda de popularidade da indústria local, que, desde a introdução da sétima geração de consoles, têm dificuldade em arcar com os custos de desenvolvimento exigidos pelos títulos AAA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.