menu
Logo TecMundo
The BRIEF

No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles

Resultado financeiro explica por que muitas empresas conhecidas deixaram de criar grandes títulos para consoles de mesa

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule01/08/2014, às 08:17

Fonte: NPR

Imagem de No Japão, mercado mobile de games já supera lucro do segmento de consoles no site TecMundo

Da próxima vez que você reclamar que a Square Enix só produz adaptações de jogos antigos para o iOS e Android ou que a Capcom restringir Breath of Fire aos celulares, leve em consideração o fato de que, para essas companhias, essa é uma aposta muito mais certa do que trabalhar com consoles tradicionais. Um relatório divulgado pela Computer Entertainment Supplier´s Association (CESA) mostra que, no Japão, o mercado de jogos mobile já supera em muito os lucros de segmentos mais tradicionais.

Segundo a CESA, em 2013 o segmento mobile movimentou US$ 5,1 bilhões, enquanto o país registrou US$ 1,5 bilhão em vendas de console e US$ 2,5 bilhões em software vendidos para plataformas de mesa. O Nintendo DS é o líder do mercado local, responsável por 46,7% das vendas registradas, sendo seguido pelo PlayStation 3 (21,8%) e pelo PlayStation Vita (11,7%).

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Entre os motivos que levaram a esse resultado estão diferenças culturais entre o Ocidente e o Oriente, além do fato de que aparelhos portáteis são extremamente acessíveis ao público japonês. O declínio dos consoles caseiros também pode ser atribuído à queda de popularidade da indústria local, que, desde a introdução da sétima geração de consoles, têm dificuldade em arcar com os custos de desenvolvimento exigidos pelos títulos AAA.