IDC: Samsung e Apple perdem espaço no mercado de smartphones

1 min de leitura
Imagem de: IDC: Samsung e Apple perdem espaço no mercado de smartphones

Após muito tempo dominando o mercado, tanto a Samsung quanto a Apple encolheram sua participação no segmento de smartphones segundo o último relatório divulgado pela IDC. Vale notar que a empresa responsável pela conclusão mede somente a quantidade de dispositivos produzidos, o que não significa necessariamente uma diminuição nos lucros ou vendas das organizações avaliadas.

Segundo o relatório, a companhia sul-coreana diminuiu em 3,9% o número de aparelhos que enviou ao mercado durante o segundo trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período de 2013. Enquanto no ano passado 77,3 milhões de dispositivos foram produzidos, o número atual passou a 74,3 milhões de unidades — além disso, a Samsung atualmente domina somente 25,2% do mercado (fatia que chegou a 32,3% em 2013).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já a Apple aumentou a quantia de unidades enviadas em 12,4% — de 31,2 milhões para 35,1 milhões de dispositivos em questão de um ano. No entanto, a participação de mercado da empresa comandada por Tim Cook também encolheu, passando de 13% a 11,9% na comparação ano a ano.

Crescimento de marcas “menores”

A principal responsável pelo declínio das duas “gigantes” foi a ascensão de nomes como a Huawei, que aumentou em 95,1% o número de carregamentos enviados. Com isso, a companhia ampliou sua participação de mercado de 4,3% em 2013 para 6,9% durante o segundo trimestre do ano atual.

Já a Lenovo testemunhou um crescimento de 38,7% no número de unidades enviadas ao mercado, enquanto a LG ampliou em 19,8% sua produção. Se a primeira atualmente detém 5,4% do segmento de smartphones, a segunda teve uma ligeira queda — de 5%, atualmente a companhia possui uma participação de 4,9%.

As companhias restantes analisadas pelo IDC se provaram pequenas demais para aparecer nas primeiras 5 posições do ranking criado pela companhia. Em geral, o mercado de smartphones testemunhou um crescimento de 23,1% em sua produção, que passou de 240 milhões de unidades no segundo trimestre de 2013 para 295,3 milhões de unidades durante o segundo trimestre de 2014.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.