menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Puxado pelo Galaxy Trifold e iPhone, mercado de dobráveis deve crescer 30%

Análise do IDC indica que o lançamento do vindouro iPhone dobrável será um grande catalisador para o segmento.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

schedule10/12/2025, às 12:00

Puxado pelo Galaxy Trifold e iPhone, mercado de dobráveis deve crescer 30%

Em ascensão constante nos últimos anos, o mercado de smartphones dobráveis deve crescer cerca de 30% em 2026, e deve ter uma boa ajudinha da Apple. Informações do International Data Corporation (IDC), apontam que o aumento anual ocorrerá em virtude do Galaxy Z TriFold da Samsung, mas principalmente pelo vindouro iPhone dobrável da Apple.

Já não é surpresa para ninguém que a Apple lançará seu primeiro dispositivo dobrável em 2026, após anos de adiamentos internos. O entendimento do IDC é que mesmo com o provável preço alto de US$ 2.400 (cerca de R$ 13.600), o aparelho deve impulsionar a demanda do consumidor pela categoria no próximo ano.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“O lançamento do primeiro iPhone dobrável da Apple marcará um ponto de virada para o segmento de dispositivos dobráveis. Essa mudança provavelmente aumentará o conhecimento da categoria e estimulará o interesse do consumidor. A Apple tende a ser um catalisador para a adoção generalizada de novas categorias”, explica Francisco Jeronimo, vice-presidente de dispositivos do IDC.

crescimento-mercado-de-dobraveis.jpg
2026 pode ser uma dos melhores anos para o segmento dobrável (Imagem: IDC)

Jeronimo ainda explica que apesar desse forte crescimento, os smartphones dobráveis ainda serão um nicho no mercado de celulares. Apesar disso, é esperado que os aparelhos sejam mais valorizados pelos consumidores, mesmo que possuam preços em média três vezes maiores do que os de um celular tradicional.

Android ainda terá maior participação de mercado

Além do dobrável da Apple, a Samsung também terá uma participação ativa nesse movimento. A companhia deve lançar os futuros Galaxy Z Flip 8 e Galaxy Z Fold 8 no meio de 2026, mas já no primeiro trimestre será o Galaxy Z TriFold, seu primeiro dobrável com três telas e que marcará uma mudança de paradigma para esses aparelhos.

  • Marcas como a Huawei também serão responsáveis pelo crescimento, e a chinesa já até lançou seu dobrável triplo há meses;
  • A participação de mercado de dispositivos Android deve cair de 89 para 61%, enquanto o de iOS, que era inexistente, contará com 22%;
  • Em 2029 é provável que atinjamos maior equilíbrio, com 34% para iOS, 52% para a Android e 14% para dobráveis com sistema HarmonyOS;
  • O IDC ainda aponta que dobráveis se tornaram importantes para a indústria, pois são uma forma de inovação;
  • Embora não seja citada, o Google também deve lançar seu Pixel Fold de nova geração em 2026;
  • Companhias chinesas também deve investir fortemente nesse segmento a partir do próximo ano para competir no mercado;
  • Por enquanto, o Galaxy Z TriFold está disponível apenas na China, mas chegará em breve para outros países.

A respeito do iPhone dobrável, a Apple só deve lançar esse aparelho no fim de 2026, junto à nova linha do iPhone 18. O aparelho não será nada barato, pode ter a maior bateria de um celular da Maçã, tela de 7,8 polegadas quando totalmente aberta e deve usar metal líquido na dobradiça.

Quer acompanhar novidades da Apple e o mercado de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.