The BRIEF

OpenAI quebra exclusividade com Microsoft e vai usar cloud do Google, revela jornal

Segundo fontes, a OpenAI e o Google fecharam parceria em maio deste ano para concessão de serviços de cloud para manter e operar modelos de IA.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

11/06/2025, às 08:45

Atualizado em 12/06/2025, às 10:42

A OpenAI vai utilizar os serviços de nuvem do Google para suprir a crescente demanda por poder computacional, segundo informantes ouvidos pela Reuters. A colaboração representa uma aliança estratégica entre duas grandes concorrentes no setor de inteligência artificial.

De acordo com as fontes, o acordo foi fechado em maio deste ano. A infraestrutura de cloud do Google permitirá à OpenAI ampliar sua capacidade para treinar e disponibilizar modelos de IA generativa.

O movimento também simboliza uma mudança significativa por parte da OpenAI, que rompe, ao menos em parte, a exclusividade operacional mantida com a Microsoft. Isso evidencia um certo grau de autonomia estratégica na gestão da empresa liderada por Sam Altman.

openai-lanca-gpt-4-5.jpg
A OpenAI vai usar serviços de cloud do Google para treinar e oferecer seus modelos de IA. (Fonte: Levart Photographer/Unsplash)

Google e OpenAI já haviam discutido uma possível parceria anteriormente, mas as propostas foram recusadas devido ao acordo existente com a Microsoft. Até agora, a OpenAI dependia majoritariamente da infraestrutura da Azure para desenvolver e operar seus modelos.

Rivais em IA, parceiras em cloud

Para o Google, o acerto é um sinal positivo — ao menos no segmento de serviços em nuvem. Embora ambas disputem espaço no mercado de IA, a OpenAI não é uma concorrente direta em data centers, área em que costuma terceirizar suas operações para gigantes como a Microsoft.

Apesar do impacto potencial, os efeitos dessa parceria devem permanecer invisíveis ao público. Informações sobre infraestrutura e bastidores raramente são divulgadas, sendo perceptíveis apenas em colaborações futuras — como o Copilot, por exemplo, que é alimentado pelos modelos da OpenAI.

Fique por dentro das movimentações do setor de inteligência artificial acompanhando o TecMundo nas redes sociais.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Fontes