Prazo para declarar Imposto de Renda termina hoje (30); primeiras restituições já estão sendo pagos
Hoje é o último dia para não cair na malha fina do Leão, e a Receita já liberou o primeiro lote da restituição; confira

Por Felipe Vidal
30/05/2025, às 11:30
Você piscou e hoje, sexta-feira (30), é o último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente ao ano-calendário de 2024. A data, que para muitos é sinônimo de desespero, para outros pode ser de alegria, já que o primeiro lote da restituição também será pago hoje ao longo do dia.
- A possibilidade de entrega do IRPF 2025 está disponível desde 17 de março;
- Os usuários podem realizar a declaração pré-preenchida a partir da sua conta Gov, que já tem diversos dados automaticamente;
- Quem não conseguir entregar a declaração nesta sexta, pode entregar o documento incompleto e corrigi-lo depois com a declaração certificadora;
- Aqueles que não enviarem o IRPF entrarão no radar da Receita Federal e podem arcar com multas.
- Saiba mais: Polícia encontra hacker que invadiu Governo de SP
É indicado que as pessoas que não realizaram as declarações, façam o quanto antes. Caso contrário, os CPFs podem ficar irregulares e há cobrança de uma multa mínima de R$ 165,74, que pode subir mais 20% sobre o valor do imposto calculado na declaração. É possível realizar a declaração no site online, ou pelo aplicativo.
)
Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?
Por outro lado, quem já fez a declaração do Imposto de Renda, pode ser um dos contemplados com o primeiro lote da restituição. A instituição aponta que 6,2 milhões de restituições serão pagas hoje, com um valor na casa dos R$ 11 bilhões.
Boa parte desse valor vai para idosos a partir de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental, quem possui doenças graves, e aqueles que a maior fonte de renda seja o magistério. Para saber se você já está apto a receber os valores, confira no site oficial da Receita Federal.
- Leia também: 12345 nunca mais: Chrome vai alterar suas senhas fracas ou vazadas com um clique; entenda
Outra parte da restituição desta sexta-feira é para quem realizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento do valor via Pix.
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Para mais informações sobre o Imposto de Renda, fique ligado no site do TecMundo.