Janja diz que se arrepende de ter xingado Musk em evento, mas não por ofendê-lo; entenda
A primeira-dama, Janja, diz que se arrepende de ter xingado Elon Musk em discurso durante evento paralelo do G20 Social de 2024

Por Equipe TecMundo
23/05/2025, às 13:12
)
Rosângela Lula da Silva, a Janja, afirmou ter se arrependido por xingar Elon Musk durante um evento que antecedeu a Cúpula do G20 em 2024. A primeira-dama gerou polêmica ao direcionar palavrões ao bilionário, que não estava presente, mas reforçou seu direito de se manifestar em eventos oficiais ao comentar o episódio e o desconforto causado durante a última viagem do presidente Lula à China.
As declarações foram feitas no podcast “Se ela não sabe, quem sabe”, da Folha de S.Paulo. Segundo Janja, o arrependimento não se deve à ofensa em si, mas ao impacto negativo que o episódio causou no evento.
“Eu me envolvi pessoalmente na organização, na estrutura do G20, e parece que tudo virou nada. Não é da fala que me arrependo, mas do momento”, afirmou.
O que Janja disse sobre Elon Musk?
O comentário polêmico aconteceu durante uma palestra sobre desinformação no Cria G20, evento paralelo ao G20 Social, em novembro de 2024.
“Alô, acho que é o Elon Musk”, disse Janja ao ser interrompida pelo som de uma buzina de navio. Em seguida, completou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.
A expressão em inglês pode ser traduzida livremente como “foda-se você”. A fala repercutiu, e Musk respondeu via X (antigo Twitter): “Eles vão perder as próximas eleições.”
“Não sou um biscuit de porcelana”, diz Janja sobre fala na China
Janja também comentou a polêmica gerada durante uma reunião com o governo chinês, reafirmando seu direito de participar de conversas oficiais.
“Não foi quebra de protocolo nenhum. Nós estávamos num jantar, conversando. Não entrei numa sala gritando. Quer dizer, eu não posso falar? Não sou um biscuit de porcelana”, declarou.
- Leia também: Climão na China: Janja diz que 'não vai se calar' no debate sobre regulação de redes sociais
O episódio aconteceu durante uma conversa a portas fechadas entre a comitiva brasileira e autoridades chinesas. A primeira-dama mencionou que o algoritmo do TikTok favorecia conteúdos de extrema-direita. Em resposta, o presidente Xi Jinping lembrou que o Brasil é livre para suspender ou até banir a rede social caso considere necessário.
Janja nega interesse por carreira política
Durante a entrevista, Janja também afastou a possibilidade de ingressar na política de forma institucional:
“Não me imagino tendo uma carreira política”, disse. “Tudo o que eu escrevi para o meu marido em 580 dias de cadeia — de a gente ter uma vida, passear, conhecer lugares juntos — eu ainda sonho em fazer”, completou.
Quer acompanhar mais declarações de figuras públicas e os bastidores da política nacional? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das atualizações.