Intervenção no TikTok? Entenda a polêmica envolvendo Lula, Janja e a rede social chinesa
Presidente do Brasil pediu ao líder chinês envio de representante para falar sobre riscos na plataforma, mas vazamento de conversa e fala de primeira-dama também viraram notícia nos bastidores

15/05/2025, às 13:45
)
A viagem para a China do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, rendeu uma controvérsia em relação ao TikTok. A atuação da rede social chinesa em território nacional foi tema de uma conversa entre representantes dos dois países e mais tarde até rendeu até uma "bronca" do político a um ministro.
De acordo com relatos obtidos pelo G1, Lula e a primeira-dama do Brasil, Janja, teriam desagradado o presidente da China, Xi Jinping, ao falar sobre a plataforma durante um jantar privado e restrito a poucos convidados de ambos os lados. Isso teria acontecido porque o debate sobre o assunto não estava previsto no compromisso e o tom adotado não foi considerado o ideal.
Para além disso, a viagem de Lula oficializou a intenção da China de investir até R$ 27 bilhões no Brasil em diversos setores da indústria. Uma das novidades já confirmadas é a chegada do Keeta, um aplicativo de delivery de comida que deve rivalizar com o iFood nos próximos meses.
O que Lula falou com Xi Jinping sobre o TikTok?
- Segundo o próprio Lula, em conversa com jornalistas na China, ele mesmo fez um questionamento a Xi durante o jantar para "discutir a questão digital, sobretudo o TikTok";
- Em resposta, o presidente chinês se comprometeu a enviar um representante para falar sobre a regulamentação das redes sociais no Brasil, sem detalhar o assunto;
- Janja teria pedido a palavra durante a conversa. Segundo Lula, ela explicou a situação atual da rede no país, inclusive riscos reais envolvendo mulheres e crianças;
- Porém, de acordo com a coluna do G1, a fala de Janja também envolveu críticas sobre um possível favorecimento do algoritmo e o "avanço da extrema direita no Brasil". Isso teria causado uma situação considerada "constrangedora" e até a primeira-dama da China "teria ficado irritada com o comportamento" e a postura;
- Em resposta, Xi teria falado que o Brasil tem toda a liberdade para regular ou até banir a plataforma, caso desejar. Essa declaração aumentou as críticas contra o governo brasileiro, sob acusação de que Lula estariam buscando uma forma de moderar a rede;
- Na coletiva feita na terça-feira (13), Lula se irritou com o vazamento da conversa, que teria sido feita de propósito por um dos poucos ministros que acompanhou a comitiva;
Apesar de não detalhar quais são os problemas envolvendo a rede social chinesa, a fala de Lula e alguns acontecimentos trazem algumas pistas. Um dos casos de maior repercussão recente foi a morte trágica de uma criança de oito anos no Distrito Federal que participava de um “desafio” que viralizou na plataforma.
A que ponto anda a regulação de redes no Brasil?
A regulamentação das redes no Brasil ainda é um tema de debate no país e está longe de ser um consenso. Enquanto há quem defenda a regulação das plataformas digitais como forma de responsabilizar essas empresas por publicações criminosas de usuários ou prejudicar o consumidor de alguma forma, críticos apontam riscos de censura em caso de reforço na moderação.
Lula já defendeu a regulação das redes em algumas oportunidades, mas a criação de uma legislação específica segue travada. O debate no Congresso começou em 2023 sob o chamado PL das Fake News, mas foi paralisado após pressão de parlamentares e até de empresas de tecnologia.
Atualmente, a votação de um projeto de lei segue sem previsão para acontecer e o Supremo Tribunal Federal (STF) também não pauta o tema há algum tempo em sessões.
O TikTok ainda corre o risco de ser proibido nos Estados Unidos. Quer saber quais os atuais desdobramentos dessa situação? Confira esta matéria publicada no TecMundo.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.