The BRIEF

Tim Cook leva 'bronca' de Trump por fabricar iPhones na Índia e não nos EUA

Presidente dos Estados Unidos reclamou da ausência de mais fábricas para montagem de smartphones no país, enquanto Apple há anos produz eletrônicos em países como a China.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

15/05/2025, às 16:45

Tim Cook leva 'bronca' de Trump por fabricar iPhones na Índia e não nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reclamou publicamente do CEO da Apple, Tim Cook, e das estratégias da empresa para fabricação de iPhones. O político falou especificamente do atual planejamento da Maçã para produzir os smartphones na Índia.

"Eu tive um pequeno problema com o Tim Cook ontem. Ele está fabricando por toda a Índia. Eu não quero você construindo na Índia", disse o presidente para um grupo de repórteres durante uma viagem ao Catar. Trump prosseguiu com a fala, citando um compromisso da companhia com o próprio país após muito tempo dependendo de outras localidades.

"Eu disse para ele: 'Olhe, Tim, nós tratamos você muito bem, nós aguentamos vocês com todas as fábricas que construíram na China por anos, agora você precisa construir para nós. (...) A Índia pode tomar conta de si mesma, nós queremos vocês fabricando aqui'", contou o político e empresário.

Ao final da conversa, o próprio Trump disse ainda que a empresa concordou em "ampliar" a própria produção nos EUA, sem detalhar exatamente o que isso significa. A Apple não comentou o assunto oficialmente e nem anunciou até o momento planos para passar a fabricar os celulares no país.

As fábricas do iPhone na Índia

  • A Apple já fabricava até algum tempo uma parcela do catálogo de iPhones na Índia. Porém, a China até agora era o país que mais concentrava linhas de produção dos smartphones da companhia para venda em todas as partes do mundo;
  • Com a guerra comercial e política entre China e EUA intensificada em 2025, incluindo a cobrança de tarifas sobre produtos importados e matérias-primas, a Apple montou um 'plano B' que envolveu até encher aviões com caixas de iPhone para levar os dispositivos a armazéns norte-americanos antes do primeior prazo de cobranças;
  • Além disso, ela passou a direcionar para os EUA os iPhones fabricados na Índia — país em que as tarifas são menores e há sinalização de um acordo bilateral para uma redução ainda maior;
  • Segundo a Bloomberg, as fábricas da Apple na Índia produziam mais de 40 milhões de celulares do ano, ou 20% do estoque total da marca. Atualmente, essa porcentagem subiu para quase 60%;
  • No momento, China e EUA pausaram a cobrança mais exagerada de impostos recíprocos e negociam acordos, mas a Apple já parece decidida a descentralizar a produção para não depender demais do país asiático;

Por que a Apple não fabrica produtos nos EUA?

Atualmente, a Apple mantém poucas fábricas no seu país sede, incluindo uma linha de montagem para o computador premium Mac Pro. Além disso, ela também anunciou para 2026 a inauguração de uma fábrica de servidores de grande escala no Texas. O iPhone, porém, segue fabricado em outras localidades — até o Brasil, na cidade paulista de Jundiaí, tem uma produção nacional de celulares da companhia.

A decisão de não produzir o celular nos EUA é estratégica e totalmente voltada para o lado financeiro. Estudos recentes apontam que iPhones fabricados nos EUA seriam até 90% mais caros do que modelos feitos da China — muito por causa de questões trabalhistas, componentes que ainda dependeriam de outros países e as próprias tarifas planejadas por Trump.

Além disso, a decisão de fabricar aparelhos no país envolveria um processo que pode levar bastante tempo, já que pode envolver construir fábricas do zero ou adaptar outras linhas de produção. A expectativa agora está na linha iPhone 17, que pode ser anunciada em setembro deste ano com um acréscimo de preço devido às tarifas — por mais que a própria Maçã não queria admitir isso.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.