DTV+: Globo inaugura estação piloto da TV 3.0 no Rio de Janeiro
A nova tecnologia promete revolucionar as transmissões da TV aberta, com maior interatividade, sinal em 8K e mais

30/04/2025, às 14:17

Fonte: Thayna Cruz/TecMundo
A Globo inaugurou na terça-feira (29) a primeira estação privada de TV 3.0 do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), que marca o início dos testes da transmissões baseadas na tecnologia Digital Television+ (DTV+). A inovação promete revolucionar a maneira de assistir à televisão aberta.
Localizada no Pico do Sumaré, a estação piloto da DTV+ terá o sinal restrito à capital fluminense, distribuindo-o por parte da Zona Sul e da Barra da Tijuca. Neste primeiro momento, o acesso será disponibilizando para um público selecionado, que utilizará receptores específicos para testar a nova arquitetura do modelo.

“É com muito orgulho que celebramos hoje um marco na história da comunicação brasileira. A nova estação experimental da DTV+ marca o início de uma nova era para a televisão aberta no Brasil, que tem, sem dúvida, uma das TVs abertas mais relevantes do mundo. Pelo seu alcance, pela sua qualidade, pelo seu papel cultural e social. E por continuar sendo gratuita, acessível e conectada com a vida dos brasileiros”, comentou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
Quais são os diferenciais da DTV+?
A TV 3.0 vai trazer diversas novidades, aprimorando a experiência do telespectador, além de oferecer mais opções de exploração de produtos e serviços para o mercado publicitário. Segundo a emissora, quem assistir a um jogo de futebol pela DTV+ terá acesso a recursos como:
- Ajustar o áudio para ouvir apenas o som da torcida de um time específico;
- Abrir um menu interativo com estatísticas sobre o jogo;
- Participar de enquetes;
- Ver o jogo pelo mosaico de câmeras;
- Visualizar replays sob demanda em tempo real.
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Durante o evento de apresentação da tecnologia, também foram mostrados os recursos para ver shows ao vivo e as funcionalidades para o mercado de publicidade. Neste último caso, as empresas poderão:
- Transmitir anúncios com segmentação geográfica;
- Exibir mensagens personalizadas para públicos específicos reconhecidos ao fazer login no sistema;
- Habilitar a inserção dinâmica de anúncios com base no perfil do usuário;
- Mostrar conteúdos publicitários aproveitando o sinal da TV, sem depender da internet, atendendo aos locais onde a conectividade é ruim.

Quando a DTV+ estará disponível para todos?
Além da interatividade e da publicidade personalizada, as transmissões em DTV+ também se caracterizam pela melhoria na qualidade da imagem, permitindo ao telespectador visualizar conteúdos da TV aberta em até 8K. Som imersivo, compras via controle remoto e canais funcionando como apps são outros destaques da tecnologia.
Finalizado o período experimental, as transmissões da Globo em DTV+ devem estar disponíveis para a Copa do Mundo 2026, que começa no dia 11 de junho do próximo ano. As primeiras estações comerciais da tecnologia vão começar a funcionar por Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com a emissora.
Inicialmente, será necessário utilizar um conversor de sinal, que ainda não teve o preço definido, para usufruir das melhorias da TV 3.0. Há discussões em andamento sobre a possibilidade de o governo oferecer o equipamento gratuitamente a famílias de baixa renda, como na época da expansão do sinal digital.
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Futuramente, a nova geração de TVs deve sair de fábrica compatível com o sinal, dispensando o uso do conversor. Já em relação à internet, o DTV+ funciona independente da conexão, porém pode ser melhor aproveitado se o televisor estiver online, oferecendo compras online, novas opções de interatividade e muito mais.
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Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.