Com os dias contados: começa campanha sobre o fim do sinal analógico de TV

1 min de leitura
Imagem de: Com os dias contados: começa campanha sobre o fim do sinal analógico de TV
Imagem: Visão Nacional

A Anatel informa que a partir desta quinta-feira, dia 21 de maio, entrará no ar a campanha que deve avisar a população sobre o desligamento gradual do sinal analógico da televisão aberta no Brasil.

Começando em 2016 e indo até 2018, o processo vai extinguir completamente o sinal analógico e substituí-lo pelo sinal digital, com imagem e som muito melhores, que já está em pleno funcionamento. Por obrigação do Ministério das Comunicações, todos os veículos de radiodifusão deverão transmitir avisos para quem ainda recebe o sinal analógico indicando o encerramento futuro do serviço.

Quem visualizar o aviso (uma letra “A”, que se abre para mostrar a palavra “Analógico”) deve tomar as providências necessárias para passar a receber o sinal digital no curso de um ano. Usuários de televisões de tubo precisarão adquirir um conversor, caso o aparelho já não o tenha embutido, e possivelmente uma antena específica. Fácil de encontrar, o conversor teve seu preço bastante reduzido nos últimos tempos. É possível encontra-los por valores que variam de R$ 90 a R$120.

Cerca de um terço da população da região metropolitana de São Paulo ainda faz uso do sinal analógico de TV. A ideia é que essa transição não seja completada caso pelo menos 93% das residências não faça uso do sinal digital. Porém, segundo o ministro das comunicações Ricardo Berzoini, a campanha tem como objetivo nos próximos 12 meses colocar 100% das casas dentro do sistema digital.

Estão disponíveis um site e um telefone para ajudar as pessoas com dúvidas sobre esse processo. Acesse http://www.vocenatvdigital.com.br ou ligue 147 para obter mais informações.

O cronograma de desligamento prevê o fim do sinal analógico primeiramente na região do Distrito Federal e depois nos grandes centros urbanos do país. Confira uma lista resumida com a data do desligamento em algumas cidades. A relação completa pode ser encontrada no site da Anatel através desse link.

2016

  • 03 de abril: Distrito Federal
  • 15 de maio: Região Metropolitana de São Paulo
  • 26 de junho: Região Metropolitana de Belo Horizonte
  • 27 de novembro: Região Metropolitana do Rio de Janeiro

2017

  • 25 de junho: Regiões Metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
  • 30 de julho: Regiões Metropolitanas de Salvador, Fortaleza e Recife

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.