menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Eficiência, tecnologia, sustentabilidade e o futuro do Procurement

Dos marketplaces ao big data: saiba como as inovações que podem revolucionar o Procurement em 2025

Avatar do(a) autor(a): Equipe TecMundo

schedule01/03/2025, às 20:00

Por: Carolina Cabral

Como dizia o filósofo Heráclito de Éfeso, “nada é permanente, exceto a mudança”. Hoje, mais de dois mil anos após sua morte, essa frase nunca foi tão atual.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Nos últimos anos, todos os setores da economia vem passando por diversas transformações impulsionadas pelas novas tecnologias e pela necessidade crescente de eficiência. Em muitas áreas, como, por exemplo, em Procurement, muitos processos burocráticos e morosos estão se tornando cada vez mais inteligentes e integrados.

Na nova era do Procurement, a hiperconectividade é o passaporte para um cenário disruptivo. Para 2025, a previsão é um avanço ainda mais expressivo, com algumas tendências-chave moldando o setor.

Entre elas, sem dúvidas a Inteligência Artificial e a automação avançada estão entre elas. Isso porque a adoção de soluções baseadas em IA e Machine Learning permitirá uma gestão mais estratégica das compras corporativas. Algoritmos avançados serão capazes de prever demandas, otimizar negociações e identificar oportunidades de redução de custos, garantindo processos mais ágeis e assertivos.

Vejo que nos próximos meses teremos análises de dados cada vez mais assertivas, que possibilitarão tomadas de decisão mais inteligentes. Para isso, o uso de big data transformará como as empresas conduzem suas compras

“Decisões serão cada vez mais baseadas em dados, permitindo maior previsibilidade e eficiência na cadeia de suprimentos.”

Ainda falando em inovação, a tecnologia blockchain começa a se consolidar como um fator de segurança e confiabilidade e isso deve ganhar ainda mais força neste ano. Por meio de contratos inteligentes e registros imutáveis, veremos que é possível garantir maior transparência nas transações, evitando fraudes e aumentando a eficiência nos processos de aquisição - um verdadeiro sonho para o setor.

Outra tendência que devemos acompanhar neste ano que se inicia é a responsabilidade socioambiental, que ganhará ainda mais relevância no e-procurement. 

As empresas precisarão garantir que seus fornecedores estejam alinhados com práticas sustentáveis e de governança corporativa responsável. Para isso, a expectativa é que as plataformas digitais ganhem ainda mais protagonismo, uma vez que oferecem maior transparência e rastreabilidade (diferenciais importantes para empresas que desejam cumprir metas ESG).

imagem-do-globo-terrestre-em-uma-placa-de-computador
Tendências já conhecidas como a inteligência artificial, blockchain e ESG, estão moldando o futuro do mercado de corporativo e isso, inclui o Procurement. (Fonte: Getty Images)

Por fim, os marketplaces digitais continuarão a evoluir, conectando empresas a uma rede cada vez maior de fornecedores qualificados. A expectativa é que a integração entre e-procurement e marketplaces permita uma gestão mais dinâmica e competitiva, simplificando processos de cotação, negociação e aquisição.

O desafio agora é garantir que essas tendências sejam implementadas de forma estratégica, criando um ecossistema de compras corporativas mais dinâmico, seguro e responsável. Na minha visão, o e-procurement em 2025 não será apenas uma ferramenta de aquisição, mas um pilar fundamental para a competitividade e a inovação nas empresas brasileiras.

Não basta pensar apenas em cotações e pedidos ou ter bom relacionamento com o fornecedor. É preciso avaliar o cenário da empresa e do mercado, propor melhorias estratégicas para os negócios e deixar o trabalho pesado para a tecnologia.  

***
Carolina Cabral possui mais de 15 anos de carreira em Procurement, é CEO da Nimbi, mãe do Gustavo e esposa da Patricia