menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Honor chega ao Brasil prometendo lançamentos simultâneos, assistência técnica e mais

A Honor garantiu que vai entrar forte na disputa com outras marcas de celulares e que o mercado brasileiro será prioridade; confira entrevista com diretores!

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule31/01/2025, às 15:15

updateAtualizado em 31/01/2025, às 11:49

Honor chega ao Brasil prometendo lançamentos simultâneos, assistência técnica e mais

Nove meses após realizar um evento no Brasil dizendo que poderia chegar ao país, a Honor finalmente “pousou” em solo nacional ontem (30). Em evento em São Paulo (SP), a chinesa mostrou um lineup de produtos que é composto de celulares, smartwatches e fones de ouvido.

O hiato entre abril de 2024 e janeiro de 2025 serviu para a realização de estudos econômicos e conversas com o varejo local. “Nós pesquisamos muito a fundo o mercado brasileiro para ver todas as características e todas as oportunidades”, esclareceu Eduardo Garcia, diretor de operações da DL, empresa que vai importar os produtos da Honor, em entrevista ao TecMundo. “Nós chegamos na hora certa”, acrescentou.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Para quem reconhece o nome, a DL é a mesma marca que passou a distribuir produtos da Xiaomi em 2019. A companhia garante duas operações separadas (incluindo equipes de marketing, engenharia e mais, tudo dividido) e que, por isso, não haverá conflito entre as duas chinesas. 

Imagem do WhatsApp de 2025-01-31 à(s) 11.38.48_75405460.jpg
A Honor já está vendendo produtos em canais online como Mercado Livre. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Garcia garantiu que a expertise tributária e de mercado da DL será utilizada para garantir que os produtos da Honor cheguem a preços competitivos no Brasil. E esse é um assunto importante, já que num contexto de real desvalorizado, os produtos importados tendem a chegar a um custo bem mais alto.

“Fizemos um estudo bem profundo sobre a taxa cambial, com uma análise futura, sobre a taxa de juros e chegamos em um consenso de preço”, esclareceu o executivo.

Esses são os valores sugeridos dos primeiros lançamentos da Honor no Brasil:

  • Smartphones
  • Honor X6b Plus: R$ 1,4 mil;
  • Honor X7c: R$ 2,7 mil;
  • Honor Magic 6 Lite: R$ 5 mil;

 

  • Fone de ouvido
  • Choice Earbuds X5: R$ 500.

 

  • Smartwatch
  • Choice Haylou Watch: R$ 1 mil.

Os celulares Honor Magic V3, Honor Magic 7 Lite e o tablet Honor Pad X8a Lite chegarão em breve ao país. No evento foram exibidos tablets, notebooks, speakers e mais, produtos que a Honor não esclareceu quando chegarão ao país.

Competição com Samsung, Motorola e Apple

O mercado brasileiro de smartphones é dominado basicamente por quatro marcas: Samsung, Motorola, Apple e Xiaomi. Respectivamente, as empresas têm 38%, 24%, 19% e 8% da fatia do mercado, segundo o Stats Counter.

Apesar do cenário, a visão da Honor é que a entrada de um novo player poderá aumentar a competitividade e até mesmo o preço dos produtos. A aposta da chinesa é no aumento da concorrência.

“O mercado [brasileiro de celulares] é maduro, mas também é muito concentrado. Então, consumidor e clientes do varejo querem uma divisão maior desse mercado. Você não vê esse mercado concentrado em outros países e continentes”, argumentou o diretor de operações da DL.

Imagem do WhatsApp de 2025-01-31 à(s) 11.24.55_8fa26519.jpg
No evento em São Paulo, a Honor mostrou um grande catálogo de produtos, mas nem todos estão disponíveis por agora no país. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Ele acrescentou que a chegada da Honor vai fazer com que o consumidor ganhe com “melhores produtos e melhores condições”.

E para fazer com que o nome da empresa chegue até os brasileiros, a companhia garante investimentos em marketing, experiências em pontos de venda, equipe de promotores espalhadas pelo país e mais.

Lançamentos simultâneos no Brasil?

A Honor revelou que para tentar bater – ou pelo menos igualar – a concorrência fará lançamentos quase que simultâneos no exterior e Brasil.

“Estamos buscando alinhar os lançamentos e a melhor prova disso é o Honor Magic V3, que foi lançado globalmente no final de 2024 e começamos o lançamento dele na América Latina pelo Brasil”, disse David Mohno, diretor de Relações Públicas e Comunicação da Honor na América Latina.

Além da proximidade das datas de lançamento dos aparelhos, a Honor promete para o Brasil suporte de pós-venda, incluindo assistência técnica oficial, por exemplo. Além disso, a empresa citou outras coisas que já são exigência da Anatel, como carregadores com padrão das tomadas brasileiras (incluindo carregadores de 66 W de potência, que é um bom diferencial), manuais e caixas em português.

Imagem do WhatsApp de 2025-01-31 à(s) 11.24.54_89a00439.jpg
Destaque da noite, o Honor V3 Magic foi colocado dentro de uma máquina de lavar para que sua durabilidade fosse testada. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Do outro lado, toda a produção da Honor seguirá sendo feita no exterior, ou seja, tudo virá importado. E de início, essa questão não tem sido nem cogitada.

Como os representantes da Honor disseram há nove meses, vai nos restar esperar para saber se a empresa será ou não uma coadjuvante no mar de tubarões das marcas de celular no Brasil.