Samsung no topo: sul-coreana vende mais celulares que Apple e retoma liderança no setor

1 min de leitura
Imagem de: Samsung no topo: sul-coreana vende mais celulares que Apple e retoma liderança no setor
Imagem: Daniel Romero/Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

As vendas mundiais de smartphones aumentaram 7,8% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da International Data Corporation (IDC). Ainda preliminares, a informações mostram 289,4 milhões de unidades comercializadas.

O principal destaque no novo relatório é a volta da Samsung à liderança do ranking. No final de 2023, a Apple havia tomado a posição. A IDC acredita que as duas rivais vão se manter no topo, mas Huawei, Xiaomi, Transsion, OPPO/One Plus e Vivo devem diversificar o setor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“À medida que a recuperação avança, é provável que vejamos as principais empresas ganharem participação à medida que avançam. as marcas menores lutam por posicionamento", explicou Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC.

O gráfico da IDC mostra o aumento nas remessas de smartphones de cada fabricante do primeiro trimestre de 2023 ao mesmo período de 2024. (Imagem: IDC/Divulgação)O gráfico da IDC mostra o aumento nas remessas de smartphones de cada fabricante do primeiro trimestre de 2023 ao mesmo período de 2024. (Imagem: IDC/Divulgação)Fonte:  IDC/Divulgação 

Samsung no topo

A Samsung chegou à marca de 60,1 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, um domínio de 20,8% do mercado. A participação da Apple é de 17,3%, com 50,1 milhões de unidades. O bronze fica com a Xiaomi, que vendeu 40,8 milhões de aparelhos celulares e fica com uma fatia de 14,1%.

Este é o terceiro trimestre consecutivo de aumento das remessas, segundo o IDC. Por outro lado, isso não quer dizer que a indústria "esteja completamente fora de perigo", por causa de desafios macroeconómicos presentes em uma série de mercados. A recuperação do mercado de celulares, porém, está bem encaminhada.

No final do ano passado, com o lançamento do iPhone 15, a Apple havia chegado à primeira colocação do ranking da IDC. (Imagem: Getty Images)No final do ano passado, com o lançamento do iPhone 15, a Apple havia chegado à primeira colocação do ranking da IDC. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

“Como esperado, a recuperação dos smartphones continua avançando com o otimismo do mercado crescendo lentamente entre as principais marcas”, emendou Reith. Os números são referentes a celulares novos. A IDC destacou que os dados ainda são preliminares e ainda podem sofrer alterações.

Segundo Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC, mesmo com o aumento do preço médio de venda, os consumidores optam por aparelhos mais caros. Assim, as pessoas demoram mais a trocar de smartphone. “O mercado de smartphones está emergindo da turbulência dos últimos dois anos mais forte e mudado”, completou.

Cupom Samsung

É fã dos produtos Samsung? Aproveite o Cupom Samsung e economize na compra de seu novo celular!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.