Energia do centro de São Paulo não tem prazo para ser normalizada, diz Enel

2 min de leitura
Imagem de: Energia do centro de São Paulo não tem prazo para ser normalizada, diz Enel
Imagem: GettyImages

Não há previsão para a normalização da rede elétrica no centro de São Paulo, informou a concessionária de distribuição de energia, Enel, nesta quinta-feira (21). A região sofre com falta de luz desde segunda-feira (18).

A informação foi divulgada pelo diretor de manutenção da Enel, Darcio Dias, ao jornal Folha de São Paulo. Segundo o executivo, a maioria das residências que ficaram no escuro já tiveram energia restabelecida, mas a rede elétrica não foi recuperada em algumas localidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vários bairros do centro de São Paulo sofrem com falta de luz desde segunda-feira.Vários bairros do centro de São Paulo sofrem com falta de luz desde segunda-feira.Fonte:  GettyImages 

Os problemas começaram na manhã de segunda-feira (18), quando os bairros Bela Vista, Higienópolis, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque sofreram com um apagão. Para alguns endereços, a falta de energia perdurou até a manhã de quinta-feira (21).

Além de residências e estabelecimentos comerciais, a falta de energia também interferiu no Hospital Santa Casa, que optou por remarcar procedimentos e exames, destinando seus geradores apenas para áreas de internação e emergências. O trânsito também foi impactado, devido à falta de semáforos.

Novos apagões na quinta-feira (21)

Na tarde de quinta-feira, a equipe de manutenção da Enel precisou fazer um desligamento de urgência na rede elétrica do centro de SP, pegando os cidadãos da região de surpresa. Durante a noite do mesmo dia, a região voltou a ficar no escuro — especificamente, as ruas de Santa Cecília e da República.

"Estamos trabalhando para voltar à composição da rede original", pontuou Dias. "É uma rede que está sendo estabilizada. A gente está avançando com os reparos, com as equipes, com os geradores e monitorando, mas não podemos precisar quando [a rede vai funcionar normalmente", disse Darcio Dias à Folha de São Paulo.

Qual a causa do apagão?

De acordo com a Enel, a rede elétrica do centro é reforçada com quatro "alimentadores elétricos" para transmissão de energia, importantes para garantir distribuição de energia mesmo com a falha de um deles. Porém, na segunda-feira, uma escavação atingiu cabos da rede subterrânea, causando a falta de luz na região.

A concessionária aponta que o problema foi causado pela Sabesp, empresa estatal paulista de saneamento. Contudo, a companhia afirma que não flagrou nenhuma irregularidade na sua obra que teria danificado a estrutura da Enel.

A estrutura da rede do centro já recebeu vários reparos, mas nem todos os equipamentos funcionam como deveriam — e isso justifica a falta de energia em alguns endereços. Moradores da área relatam que, mesmo com energia, há problemas em equipamentos, incluindo elevadores e tomadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.