Como a inteligência artificial pode ajudar sua empresa a brilhar em 2024

3 min de leitura
Imagem de: Como a inteligência artificial pode ajudar sua empresa a brilhar em 2024
Imagem: GettyImages
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil

Os primeiros meses do ano novo é uma época em que os consumidores geralmente procuram fazer mudanças significativas em seu estilo de vida, seja para começar novos hobbies, criar hábitos melhores ou gastar seu dinheiro com mais sabedoria. Na GoDaddy, buscamos oferecer sempre o melhor suporte possível para que os empreendedores iniciem, cresçam e ampliem seus negócios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

IA ajuda empresa em 2024

Mas enquanto as grandes organizações contam com altos orçamentos e montam equipes de especialistas, a situação é diferente para os empreendedores pequenos e iniciantes. Os proprietários dessas empresas enfrentam desafios únicos e às vezes fica difícil enfrentar a concorrência. Mas isso pode estar prestes a mudar.

A Inteligência Artificial generativa deu passos significativos em 2023 e a introdução de novas ferramentas e estratégias ajuda o empreendedor a elaborar uma política de marketing que, não apenas dará destaque, mas também poderá impulsionar as vendas e estimular o seu crescimento. Isso sem precisar de um investimento significado ou de um especialista.

Colocando a estratégia em alta velocidade

A IA torna-se companheira na elaboração de calendários de conteúdo criativos e fáceis de usar. Com as ferramentas de IA, é possível discernir facilmente quais temas e tópicos repercutirão bem junto ao público. A partir daí, pode-se delinear o conteúdo a ser distribuído pelos canais, estabelecendo conexões com os clientes e aumentando a presença on-line.

A IA generativa entra em ação para ajudar na elaboração de textos que prendam a atenção e mantenham os leitores engajados. Ela fornece sugestões e aprimoramentos para o texto existente, dando às pequenas empresas uma vantagem no refinamento de suas mensagens. E a melhor parte é que ela economiza tempo ao adaptar o texto para vários canais.

Com a capacidade da IA de ajustar o texto com base no feedback e na análise em tempo real, podemos aperfeiçoar nossa estratégia de conteúdo para obter resultados excelentes.

Revelar os segredos do marketing direcionado

A IA é uma ótima ferramenta para se aprofundar na pesquisa da concorrência. Usando algoritmos e dados sofisticados, as ferramentas de IA coletam rapidamente informações sobre os planos de ação, os pontos fortes, os pontos fracos e as posições de mercado dos rivais.

E isso não é tudo – a IA fornece insights inestimáveis sobre os clientes ao analisar dados de várias fontes. Ao discernir as preferências, os comportamentos e os dados demográficos dos clientes, as pequenas empresas agora podem identificar com precisão o público certo para seus produtos. Uma vez fixado em nosso alvo, a IA ajuda a descobrir os canais mais eficazes para alcançá-los, garantindo que os esforços de marketing atinjam o ponto desejado.

Avalie, ajuste e brilhe

As ferramentas com tecnologia de IA não estão aqui apenas para parecerem boas. Elas são excelentes para medir o desempenho do cliente. Ao rastrear métricas como taxas de engajamento no site, taxas de conversão e satisfação do cliente, a IA nos fornece insights sobre o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Isso permite que as pequenas empresas avaliem a eficácia das campanhas de marketing e tomem decisões mais assertivas para aprimorá-las.

Agora, vamos deixar claro: a IA não é uma varinha mágica. Ela pode ser uma parceira confiável, que simplifica os processos e lança ideias em nosso caminho, mas a intervenção humana é essencial para refinar os resultados.

A IA pode gerar respostas semelhantes para diferentes usuários, portanto, o resultado pode nem sempre ser totalmente exclusivo. E por mais impressionante que pareça, devemos ficar atentos a quaisquer erros que ela possa introduzir.

Desde que os empreendedores usem a IA de forma responsável, ela é um divisor de águas para as pequenas empresas que querem se destacar. Com essas ferramentas em nosso arsenal, a IA oferece a capacidade de economizar tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, elevar a presença de uma marca e atingir o público-alvo com mais eficiência do que nunca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.