Como a tecnologia ajuda a combater problemas de identificação de pessoas

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como a tecnologia ajuda a combater problemas de identificação de pessoas

Não é preciso dizer que o seu nome e a sua identidade são únicos e você precisa deles para qualquer coisa. Para compras, para abrir contas e fazer transações bancárias, para se inscrever em processos seletivos, para comprar ou alugar alguma moradia; basicamente, para tudo. 

Considerando que muitas dessas coisas agora são feitas online, a identificação digital vem se tornando uma saída mais rápida e segura para garantir que você é você mesmo. Afinal, de acordo com um estudo da FGV/Unico, o Brasil ainda desperdiça, pelo menos, R$ 104 bilhões anualmente com métodos tradicionais de identificação, ou seja, quando as pessoas precisam comprovar a própria identidade de forma presencial.

Além da economia, a comprovação de identidade digital traz um grande benefício: ajuda a reduzir as fraudes. Não é incomum lermos notícias ou até recebermos informações de conhecidos que caíram em golpes de pedidos de dinheiro, de clonagens de cartões ou até de sites mal-intencionados. Com a comprovação da identidade, esses casos podem diminuir.

O papel da tecnologia na redução das fraudes

 GettyImagesO IDUnico garante 100% de precisão na identificação digital. (GettyImages/Reprodução)

A identificação digital pode ser feita de forma bastante simples, como por meio de uma selfie. Por meio da biometria facial, é possível validar a identidade de alguém em algum processo de compra, transação bancária ou mesmo em atividades mais simples do dia a dia, como realizar um pagamento a um amigo.

Em um nível mais amplo, existem soluções, como IDUnico, que te ajudam a comprovar com 100% de certeza que você é o real titular do CPF que está sendo utilizado para realizar alguma transação ou serviço online. Além disso, a solução ainda pode ajudar em diversas outras situações da vida cotidiana, como reservas e check-ins em hotéis, liberação de linhas telefônicas e acesso a milhas em programas de fidelidade, entre outros, nos mais diversos setores em que transitamos a partir da nossa identidade. 

O diferencial é viabilizar a segurança da verificação com biometria facial em situações em que, usualmente, os métodos tradicionais de percentual de risco não funcionam tão bem para a identificação. Enquanto as soluções de identificação digital, em geral, utilizam a probabilidade para dizer se a pessoa que está querendo fazer alguma transação é ela mesma, o IDUnico utiliza um modelo determinístico inédito, que combina a biometria facial a outras camadas de proteção e que garante 100% de precisão no processo. E tudo isso apenas com uma selfie. 

Com isso, há muito mais segurança nas transações, redução da possibilidade de fraudes e até diminuição da necessidade de outras verificações de identidade, o que traz mais proteção para as pessoas e menos custos para as empresas. 

Unico: soluções de identidade digital 

GettyImagesAs soluções da Unico aumentam a segurança do e-commerce e de outros setores. (GettyImages/Reprodução)

A Unico, empresa especializada em identidade digital, é a primeira empresa a lançar uma solução como o IDUnico no Brasil, aumentando ainda mais seu ecossistema de serviços inovadores

Em junho, por exemplo, a empresa lançou o Unico IDPay, que foi desenvolvido em parceria com bancos e outras instituições financeiras, e é voltado para validação segura de compras e transações com cartão não presencial, cujo alto índice de fraudes afeta principalmente o e-commerce, mas também empresas do setor financeiro.

Desde o início das operações, a solução recuperou mais de R$ 200 milhões ao evitar prejuízos por boas compras não aprovadas ou por chargebacks por fraude. Isso sem contar o benefício da economia com a redução da necessidade de análises manuais de pagamentos e contestações, entre outros.

Agora, com o lançamento do IDUnico, a Unico reforça sua importância na transformação dos processos de identificação e seu compromisso com a segurança dos usuários, oferecendo serviços mais completos aos clientes. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.