Universal vai tirar músicas de grandes artistas do TikTok após briga em negociações

2 min de leitura
Imagem de: Universal vai tirar músicas de grandes artistas do TikTok após briga em negociações
Imagem: Getty Images/Reprodução

A gravadora Universal Music Group anunciou que vai retirar as músicas licenciadas da empresa que estão na rede social TikTok. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024.

O motivo da ação é a falta de acordo entre as partes em uma negociação pelo pagamento aos artistas envolvidos. O grupo Universal pede uma maior porcentagem por canções adicionadas e reproduzidas, enquanto o TikTok alega que já paga um valor justo pela alta exposição dos conteúdos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, ambas discordam sobre o uso de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) envolvendo artistas. A Universal pedia cláusulas de proteção "contra efeitos danosos" aos artistas e mecanismos de segurança para os usuários, algo que aparentemente não vai ocorrer.

Com a ausência de um acordo pelos royalties, as músicas serão removidas do serviço. Isso significa que o público não poderá adicionar de forma legalizada os trechos de canções ou incorporar clipes em postagens da plataforma.

O que TikTok e Universal dizem sobre o caso

Em nota, o TikTok se diz "triste e desapontado" pelo fim do acordo e acusa a Universal de "colocar a própria ganância acima do interesse de artistas e compositores".

O TikTok é uma propriedade da chinesa ByteDance.O TikTok é uma propriedade da chinesa ByteDance.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Segundo a rede social, a narrativa da gravadora é falsa e ela se recusou a ter o apoio de uma plataforma com alta visibilidade "que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta" para músicos em ascensão.

"O TikTok conseguiu fechar acordos que colocam o artista em primeiro lugar com todas as outras gravadoras e distribuidoras. As ações egoístas da Universal não são de melhor interesse para artistas, compositores e fãs", diz a rede social chinesa.

Por outro lado, a Universal acusa o TikTok de sugerir royalties que são "apenas uma fração da taxa que as outras grandes plataformas sociais e similares pagam". Esse valor representa ainda 1% da renda total da gravadora.

Além dos "pagamentos injustos", o grupo acusa o TikTok de negligência ao lidar com conteúdos falsos de IA e na moderação de postagens que infringem direitos autorais. Artistas de renome fazem parte do catálogo do selo, como Taylor Swift, Billie Eilish, Drake, Justin Bieber e The Weeknd.

Harry Styles é um dos artistas de renome agenciados pela Universal.Harry Styles é um dos artistas de renome agenciados pela Universal.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder da plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para aceitar um acordo ruim que subvaloriza a música, além de prejudicar artistas, compositores e fãs. Nós vamos faremos isso", defende a Universal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.