Executivos da SpaceX questionam suposto uso de drogas por Elon Musk

2 min de leitura
Imagem de: Executivos da SpaceX questionam suposto uso de drogas por Elon Musk
Imagem: GettyImages

Uma reportagem do The Wall Street Journal revelou uma nova polêmica envolvendo o bilionário Elon Musk. De acordo com a matéria, o comportamento envolvendo drogas ilícitas por parte do empresário virou uma preocupação entre investidores e membros do conselho de suas empresas.

Segundo depoimentos coletados pelo jornal, Musk é um usuário habitual de LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos alucinógenos. Além disso, ele diz ter uma receita para uso de cetamina controlada e já apareceu fumando maconha em público.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ele usa essas substâncias geralmente em festas — que barram a entrada de celulares e envolvem assinaturas de acordos de não-divulgação, o que não seria um problema para esses executivos. Entretanto, há relatos de que ele já apareceu visivelmente alterado em reuniões de empresas como a SpaceX, o que tem criado uma "preocupação persistente" em figuras de peso nessas companhias.

"Estranhamente incompreensível"

Apesar de ser conhecido por um "comportamento volátil", a situação teria mudado especialmente a partir de 2017, quando Musk passou a frequentar mais dessas festas.

A empresa de exploração espacial SpaceX.A empresa de exploração espacial SpaceX.Fonte:  GettyImages 

Um dos casos relatados pelo The Wall Street Journal envolve uma grande reunião interna da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia. O empresário teria aparecido uma hora atrasado e estava "estranhamente incompreensível", com a fala arrastada e dizendo palavras sem sentido durante um discurso de 15 minutos.

Sem qualquer evidência, alguns membros de conselhos das empresas do bilionário questionam se algumas ações mais impulsivas por parte de Musk não seriam motivadas por esse suposto uso de substâncias. A polêmica postagem feita em 2018 sobre tornar a Tesla uma empresa de capital fechado, por exemplo, é uma delas.

A partir desse dia, os executivos começaram a conversar entre si sobre o assunto e os riscos que isso poderia trazer. O uso de substâncias ilícitas por parte de um CEO no ambiente de trabalho seria uma violação de contratos que a SpaceX mantém com o governo dos Estados Unidos e a NASA, por exemplo.

Musk diz passar por testes frequentes

Em resposta ao artigo, um dos advogados de Musk, Alex Spiro, diz que o empresário passa por testes toxicológicos de forma aleatória e com regularidade, sem falhar em nenhuma ocasião.

Spiro ainda acusa a matéria de ter "fatos falsos", sem elaborar mais sobre quais questões estariam incorretas. Musk, por sua vez, se recusou a dar entrevista para o texto. Na biografia escrita por Walter Isaacson sobre ele e lançada em 2023, o bilionário afirmou que "não gosta de usar drogas ilícitas".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.