OpenAI planeja desenvolver os próprios chips para sistemas de IA

1 min de leitura
Imagem de: OpenAI planeja desenvolver os próprios chips para sistemas de IA
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A OpenAI, empresa responsável por modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) e ferramentas como o ChatGPT, está considerando entrar no ramo de semicondutores.

Segundo a Reuters, a OpenAI começou a explorar a possibilidade de produzir os seus próprios chips especializados em IA. As fontes consultadas pela reportagem sugerem que ela até já teria avaliado uma potencial companhia a ser adquirida para concretizar o plano, mas o nome não foi revelado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Hopper, arquitetura de GPUs da NVIDIA para uso em IA.A Hopper, arquitetura de GPUs da NVIDIA para uso em IA.Fonte:  NVIDIA 

O "plano B" seria trabalhar próximo a companhias especializadas em processadores de IA, como a líder do mercado NVIDIA, e posteriormente diversificar os seus fornecedores para não depender apenas de uma companhia.

Essa estratégia já estaria em fase de planejamento desde o ano passado, quando o ChatGPT explodiu em popularidade, mas uma decisão ainda não foi tomada pela companhia.

Estoque de chips em baixa, demanda por IA em alta

De acordo com as fontes da Reuters, análises da OpenAI teriam detectado um baixo estoque e também poucos chips produzidos para serem utilizados especificamente nos exigentes sistemas de IA, como os da própria da empresa.

Além disso, há uma grande demanda por parte de muitas plataformas que estão lançando recursos usando a tecnologia. A própria NVIDIA tem apresentado uma receita recorde em 2023 devido à alta demanda por esse tipo de componente.

Por isso, o CEO da empresa, Sam Altman, teria colocado como prioridade da companhia a aquisição de mais unidades de processadores para atender a alta demanda.

Caso a OpenAI decida criar e usar os próprios chips, ela entraria em um seleto grupo de companhias que decidiu seguir pelo mesmo caminho para depender menos de empresas do setor. Seria similar ao caso da Apple, com os processadores da linha M em Macs e da família A nos iPhones, ou da Google, que já está na terceira geração do SoC conhecido como Tensor.

--

Curso de Chat GPT

Imagem: Curso de ChatGPT 4 MasterClass Completo + 170 Prompts
Imagem: Tecmundo Recomenda

Curso de ChatGPT 4 MasterClass Completo + 170 Prompts

Com o Curso OpenAI ChatGPT4, aprenda a criar Chatbots eficientes e aumente sua produtividade em marketing, programação, trabalho e muito mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.