Elis Regina: Conar aceita denúncia por uso de IA em vídeo da Volkswagen

1 min de leitura
Imagem de: Elis Regina: Conar aceita denúncia por uso de IA em vídeo da Volkswagen
Imagem: Reprodução/VW do Brasil

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) aceitou nesta segunda-feira (10) uma denúncia de consumidores contra a propaganda da montadora alemã Volkswagen envolvendo uma recriação da cantora Elis Regina usando inteligência artificial (IA).

No vídeo, a artista que faleceu em 1982 aparece em um carro da empresa cantando o sucesso "Como Nossos Pais", de Belchior, junto com a filha, a também cantora Maria Rita, que conduz outro automóvel da marca — a nova kombi ID.Buzz, que é elétrica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Qual o problema?

Para recriar a aparência de Elis, foi utilizada a técnica do deepfake, que faz o reconhecimento facial de imagens e vídeos de alguém e "aplica" essas características digitalmente sobre a face de outra pessoa, que no caso foi uma atriz contratada pela Volkswagen.

Confira abaixo o vídeo original, que gerou muito debate e foi bastante compartilhado na última semanas em redes sociais:

Segundo o responsável pelo processo, Elis teve a própria imagem utilizada de maneira indevida pela empresa. Ele argumenta que o direito autoral de algum artista envolve apenas a negociação por obras, enquanto o uso de aparência ou personalidade não estaria liberado mesmo com autorização dos herdeiros.

O uso de IA para recriar a rosto de Elis é tido como eticamente questionável, ainda mais por ser algo realizado com o objetivo de propaganda, além de ser um possível fator de "confusão entre ficção e realidade" para algumas pessoas.

O Conar é um órgão que funciona a partir de demanda da sociedade. Ou seja, ele abre o processo com base no envio de solicitações de consumidores, para só então analisar a representação a partir das Câmaras do Conselho de Ética do Conar. O processo pode levar até 45 dias para ter um veredito e uma orientação, que em último caso pode solicitar a proibição da divulgação do material.

O que dizem as responsáveis

Até agora, a agência de publicidade AlmapBBDO não se pronunciou sobre o caso. Já a Volkswagen do Brasil ressalta em nota enviada ao g1 que a propaganda tem o objetivo de "destacar a transição das gerações e a renovação da marca".

"O objetivo da campanha era criar um momento único, por meio da inteligência artificial, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora", afirma a montadora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.