Anatel vai liberar '5G puro' em mais 459 municípios na semana que vem

1 min de leitura
Imagem de: Anatel vai liberar '5G puro' em mais 459 municípios na semana que vem
Imagem: Evgeniy Alyoshin/Getty Images

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o licenciamento e ativação de estações 5G na faixa 3,5 GHz em mais 459 municípios. A deliberação valerá a partir de 30 de maio e foi feita em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) ontem (24).

O Brasil tem agora 1423 municípios que estão autorizados a terem estações do chamado “5G puro”. Segundo a agência, um total de 138 milhões de brasileiros — cerca de 64,7% da população — moram em locais com autorização para receber a internet rápida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar da liberação, é importante ressaltar que isso não indica que a rede será instalada de imediato. A instalação depende do planejamento individual de cada operadora.

5GA liberação da internet 5G está chegando aos poucos nas cidades brasileiras.

O 5G já funciona em todas as capitais do país, incluindo Brasília, a capital federal. As últimas capitais a receberem a tecnologia foram Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Apesar da liberação, não são todas as regiões dos municípios onde o sinal funciona de maneira adequada. Como a utilização depende da instalação das torres, esse é um processo que vai avançando com o tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.