Nesta última quinta-feira (27), o Banco Central divulgou mais informações sobre o projeto piloto do Real Digital (Piloto RD), estabelecendo as regras e procedimentos necessários para uma melhor efetividade de uma plataforma para operações com o Real Digital. Além disso, o BC divulgou a data de inscrição para as instituições interessadas e criou o Comitê Executivo de Gestão (CEG) para a governança e execução dos trabalhos do Piloto RD.
Para participar do piloto, as instituições precisam atender aos critérios e procedimentos previstos no regulamento, e devem ter a capacidade de testar diferentes transações de ativos financeiros, como transferências, resgates ou emissões de ativos. Apenas dez instituições serão selecionadas para participar do projeto.
As instituições interessadas precisam ter familiaridade com tecnologias de sistemas financeiros e devem assinar um termo de participação. As propostas de candidatura podem ser enviadas para um endereço de e-mail do BC (piloto.rd@bcb.gov.br ) entre os dias 2 e 12 de maio de 2023.
As instituições selecionadas devem designar um representante técnico para gerenciar a equipe técnica e conduzir as discussões necessárias para o desenvolvimento do RD.Fonte: Getty Images
“Poderão participar do projeto-piloto instituições autorizadas a funcionar pelo BC que tenham necessariamente a capacidade de testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste”, é descrito em comunicado oficial do BC.
Real Digital
Entidades reguladores do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e servidores de outros órgãos também poderão participar do Piloto RD, contudo, como observadores e apenas se receberem um convite de seus coordenadores.
De acordo com o Banco Central, durante a condução do Piloto RD, será desenvolvido um fórum de troca de informações para adequar a orientação das expectativas em relação ao desenvolvimento da plataforma e do testes necessários. Eles também devem discutir estratégias negociais e de desenvolvimento que sejam mais adequadas às necessidades dos brasileiros.
Segundo a Secretaria Executiva do BC, Alzira Morais, a implementação do Real Digital permitirá que os clientes finais tenham acesso à infraestrutura por meio de seus relacionamentos com instituições financeiras sem acesso direto ao Real Digital ou a ferramentas de programação que estão disponíveis na plataforma.
“Em fevereiro de 2023, o BC já havia revisado as diretrizes do Real Digital, por meio do Voto 31/2023. Em alinhamento às diretrizes atualizadas, foi iniciado um projeto-piloto a partir de março, com os primeiros testes de uma plataforma para operações com o Real Digital, o Piloto RD – ambiente colaborativo para testes e desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia de registro distribuído (sigla DLT em inglês) para o Real Digital”, completa o comunicado.
Fontes