Banco Central abre inscrições do projeto piloto do Real Digital

2 min de leitura
Imagem de: Banco Central abre inscrições do projeto piloto do Real Digital
Imagem: Getty Images

Nesta última quinta-feira (27), o Banco Central divulgou mais informações sobre o projeto piloto do Real Digital (Piloto RD), estabelecendo as regras e procedimentos necessários para uma melhor efetividade de uma plataforma para operações com o Real Digital. Além disso, o BC divulgou a data de inscrição para as instituições interessadas e criou o Comitê Executivo de Gestão (CEG) para a governança e execução dos trabalhos do Piloto RD.

Para participar do piloto, as instituições precisam atender aos critérios e procedimentos previstos no regulamento, e devem ter a capacidade de testar diferentes transações de ativos financeiros, como transferências, resgates ou emissões de ativos. Apenas dez instituições serão selecionadas para participar do projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As instituições interessadas precisam ter familiaridade com tecnologias de sistemas financeiros e devem assinar um termo de participação. As propostas de candidatura podem ser enviadas para um endereço de e-mail do BC (piloto.rd@bcb.gov.br ) entre os dias 2 e 12 de maio de 2023.

As instituições selecionadas devem designar um representante técnico para gerenciar a equipe técnica e conduzir as discussões necessárias para o desenvolvimento do RD.As instituições selecionadas devem designar um representante técnico para gerenciar a equipe técnica e conduzir as discussões necessárias para o desenvolvimento do RD.Fonte:  Getty Images 

“Poderão participar do projeto-piloto instituições autorizadas a funcionar pelo BC que tenham necessariamente a capacidade de testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste”, é descrito em comunicado oficial do BC.

Real Digital

Entidades reguladores do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e servidores de outros órgãos também poderão participar do Piloto RD, contudo, como observadores e apenas se receberem um convite de seus coordenadores.

De acordo com o Banco Central, durante a condução do Piloto RD, será desenvolvido um fórum de troca de informações para adequar a orientação das expectativas em relação ao desenvolvimento da plataforma e do testes necessários. Eles também devem discutir estratégias negociais e de desenvolvimento que sejam mais adequadas às necessidades dos brasileiros.

Segundo a Secretaria Executiva do BC, Alzira Morais, a implementação do Real Digital permitirá que os clientes finais tenham acesso à infraestrutura por meio de seus relacionamentos com instituições financeiras sem acesso direto ao Real Digital ou a ferramentas de programação que estão disponíveis na plataforma.

“Em fevereiro de 2023, o BC já havia revisado as diretrizes do Real Digital, por meio do Voto 31/2023. Em alinhamento às diretrizes atualizadas, foi iniciado um projeto-piloto a partir de março, com os primeiros testes de uma plataforma para operações com o Real Digital, o Piloto RD – ambiente colaborativo para testes e desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia de registro distribuído (sigla DLT em inglês) para o Real Digital”, completa o comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.