Google anuncia 120 mil bolsas gratuitas de cursos em tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Google anuncia 120 mil bolsas gratuitas de cursos em tecnologia
Imagem: Delmaine Donson/Getty Images

O Google anunciou, nesta quinta-feira (20), a doação de 120 mil bolsas de estudo para capacitação profissional na área de tecnologia. Os cursos são gratuitos e voltados para jovens que estão no Ensino Médio, universitários, quem está procurando o primeiro emprego ou recolocação no mercado.

As áreas ofertadas para os cursos são: Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design. A distribuição das vagas terá foco na população socialmente vulnerável, como negros e negras, indígenas e público LGBTQIA+.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As inscrições estão sendo distribuídas nos sites do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Bettha, sendo que cada plataforma disponibilizará 60 mil vagas. Enquanto o CIEE focará na distribuição das bolsas para jovens entre 16 e 24 anos (que estão na escola ou faculdade), o Bettha buscará pessoas com mais de 25 anos que estão buscando um emprego.

Curso de tecnologia

“Nesta fase de 2023 do projeto pretendemos ampliar oportunidades para pessoas que moram em locais mais longínquos do Brasil. E é importante ressaltar que todo o acompanhamento aos alunos e alunas é 100% gratuito”, explicou Rodrigo Dib, superintendente do CIEE.

Ele pontuou ainda que a organização pretende dar mais robustez às ações de empregabilidade, ou seja, para conectar o jovem aluno a uma oportunidade efetiva de trabalho.

Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, também defendeu que ações de empregabilidade estão dentre os objetivos da companhia. “A gente está olhando para isso”.

Os cursos

As bolsas de estudo integram os Certificados Profissionais do Google, um programa de ensino para qualificar brasileiros na área de tecnologia. A iniciativa não exige experiência prévia nos temas e permite aprendizado no tempo que a pessoa achar necessário.

Os cursos são 100% online, podem ser acessados tanto nos smartphones quanto computadores e são realizados na plataforma Coursera. As matérias têm de 140 a 200 horas/aula e quem concluir ganhará a certificação profissional.

Confira, a seguir, um pouco da especificação de cada curso:

  • Suporte de TI: os participantes são capacitados para suporte na área de tecnologia;
  • Análise de Dados: ensina os alunos a coletarem e organizarem estrategicamente blocos de informações para a análises que contribuam no processo de tomada de decisão;
  • Gestão de Projetos: prepara os alunos para definir planos, orientar colegas de equipe e gerenciar mudanças, riscos e partes interessadas, durante os processos de entrega de produtos, serviços e outros resultados em uma empresa;
  • UX Design: os alunos estudam a interação de usuários em sites, aplicativos e com objetos físicos, para tornar essas experiências mais úteis, agradáveis e acessíveis.

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser acessadas pelo site do CIEE (neste link) ou pela Bettha (neste link).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.