O gap tecnológico no setor de turismo

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Equipe TecMundo

por André Menezes

Ao pensar nos impactos econômicos da pandemia de covid 19, indubitavelmente, o mercado de turismo foi um dos que mais sofreu. Do dia para a noite, companhias aéreas, hotéis e plataformas de viagens viram seus números despencarem. Para se ter uma ideia, em outubro de 2020 - de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) -, o setor havia registrado uma queda de 70% das suas viagens internacionais. Um verdadeiro rombo, estimado em US$730 bilhões.

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 Foi preciso realinhar os objetivos e buscar soluções práticas e eficazes, sendo a tecnologia uma ferramenta fundamental neste processo.

Contudo, ainda há muito a se explorar, como por exemplo: serviço de despacho de bagagens - ainda um grande desafio para o setor. Vamos ser sinceros, ter a mala extraviada ao desembarcar dá uma tremenda dor de cabeça, e isso acontece, muitas vezes, por perda de identificação da bagagem ou falha da companhia aérea, além de, não raro, roubos/furtos. Implantar sistema de QR Code, que possibilitasse o cliente acompanhar o trajeto de seus pertences em tempo real, poderia ajudar a resolver esse impasse.

Outra oportunidade se apresenta no transporte de pets e pet check-in, visto que o mercado de animais de estimação foi um dos que mais cresceu, nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, a população brasileira é a terceira com mais pets no mundo - cerca de 149,6 milhões de animais domésticos.

Turismo e TecnologiaCom a retomada do turismos pós-pandemia é necessário, que o setor passe a apostar na tecnologia como um meio de inovar.Fonte: Getty Images

Atualmente, o pet check-in só é feito presencialmente nos guichês das companhias aéreas, demandando que o cliente chegue com grande antecedência ao aeroporto, para mera conferência de documentos.

O processo de imigração também precisa ser explorado, para evitar remarcações e perdas de conexão. Por que não reinventar e pensar em automatizá-lo, onde o passageiro conseguisse apresentar seus documentos online, abreviando o processo de imigração.

Além disso, é necessário pensar na experiência do usuário, quanto aos sistemas utilizados para acessar os dados dos voos, marcação de assentos e preços de passagens. Muitas companhias ainda utilizam os GDSs (Global Distribuition Suystems), que são sistemas antiquados, dependente de códigos complexos para executar ações.

É muito importante que o setor de turismo entenda que a inovação precisa estar em toda cadeia produtiva do mercado, explorando conteúdos, sites, softwares, automatizações, plataformas de Inteligência Artificial (IA) e aplicativos.

Outro problema das companhias de viagens também é a insistência em reproduzir vídeos institucionais durante os voos. Neste caso, por que não investir em óculos 3D, com realidade aumentada e inteligência artificial?  Dessa forma, o passageiro poderá conhecer melhor o destino e ter uma experiência mais sensorial durante o voo. Se o destino for uma praia, já ir desfrutando de como será afundar o pé na areia, torna a viagem uma experiência muito mais enriquecedora.

Os números estão dando sinais de que o setor de turismo está voltando a crescer, porém alguns serviços tradicionais insistem em vigorar. Em um mundo no qual a tecnologia já se provou mais do que eficaz para melhorar a vida das pessoas, principalmente quando se pensa em lazer e conforto, é necessário que o mercado de turismo se atualize. Buscar inovação e trazer uma experiência mais completa aos passageiros, agregando valor e tornando as viagens mais prazerosas e mais seguras.

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André Menezes é gerente de programas na Netflix. Com título de Master of Liberal Arts (ALM) in Extension Studies, field of Management (Mestre em Artes Liberais com foco em Administração), em Harvard, uma das Universidades mais prestigiadas do mundo. Desde pequeno sabia que seu esforço abriria portas para seu futuro. Criado no bairro dos Pimentas, zona periférica da cidade de Guarulhos, na grande São Paulo, seus passos ajudaram a tornar o profissional de sucesso que é hoje.

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