Gordon Moore: fundador da Intel e criador da Lei de Moore morre aos 94 anos

2 min de leitura
Imagem de: Gordon Moore: fundador da Intel e criador da Lei de Moore morre aos 94 anos
Imagem: Intel/Reprodução

Gordon Moore, pioneiro do Vale do Silício e cofundador da Intel, morreu aos 94 anos em sua casa no Havaí na sexta-feira (24). Ele foi uma figura central na história da eletrônica e suas inovações no design e fabricação de chips semicondutores ajudaram a lançar o Vale do Silício e transformar o computador na ferramenta onipresente da vida moderna.

Moore é mais conhecido por ter previsto em 1965 que o poder do computador dobraria a cada ano durante uma década, uma previsão que ele modificou em meados da década de 1970 para a cada dois anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sua profecia de que a capacidade de computação cresceria exponencialmente, e com custos decrescentes, foi apelidada de Lei de Moore e se tornou a força motriz da tecnologia de computadores no meio século seguinte e criou o Vale do Silício. Sua visão inspirou muitos cientistas e engenheiros a explorar novas ideias e inovações.

Fundação da Intel

O engenheiro Gordon Moore revolucionou a indústria tecnológica. O engenheiro Gordon Moore revolucionou a indústria tecnológica. Fonte:  Science History Institute/Reprodução 

Moore fundou a Intel em 1968 com o físico Robert Noyce. A empresa liderou o rápido avanço e introduziu em 1971 o primeiro circuito integrado tão poderoso que poderia ser chamado de "processador programável de uso geral" — ou microprocessador —, o cérebro de um computador em um único chip.

Sua contribuição para a tecnologia de semicondutores teve um impacto significativo em várias outras áreas, incluindo a indústria de telecomunicações, a fabricação de equipamentos médicos e a aviação.

O legado de Gordon Moore continuará a inspirar e influenciar a indústria de inovação por muitos anos. Sua visão e inovação foram fundamentais para a sociedade moderna, e sua morte é uma perda significativa para a comunidade de tecnologia e para o mundo em geral.

CEOs de bigs techs lamentam

Os CEOs das principais bigs techs lamentaram o falecimento de Moore no Twitter. O chefe da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a empresa trabalhará para preservar o legado do pioneiro. Gelsinger citou a frase “O que pode ser feito, pode ser superado", dita por Moore.

O CEO do Google e da Alphabet, Sundai Pichai, disse que ele foi uma inspiração pessoal. Já o CEO da Apple, Tim Cook, disse que todos que trabalham com tecnologia tem um débito com Moore.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.