Telemarketing: 51% das ligações recebidas no Brasil são feitas por robôs

1 min de leitura
Imagem de: Telemarketing: 51% das ligações recebidas no Brasil são feitas por robôs
Imagem: Getty Images/Reprodução

Os brasileiros recebem em média 2,47 bilhões de chamadas telefônicas realizadas por chatbots, programas de computador que oferecem produtos e serviços de forma invasiva. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre 15 e 21 de janeiro de 2023.

Os números representam as chamadas curtas, ou seja, aquelas com duração inferior a três segundos. Como a pesquisa apurou um total de 4,83 bilhões de ligações, isso significa que 51% de todas as chamadas realizadas em território nacional na referida semana foram iniciadas por robôs ou spams.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para tentar coibir o problema, a agência reguladora adotou, em junho de 2022, uma medida cautelar, posteriormente editada em Despacho Decisório de outubro, determinando que as 26 prestadoras de serviços de telecomunicações abrangidas pela medida identificassem e bloqueassem essas robocalls.

Qual o resultado das medidas adotadas pela Anatel?

A Anatel garante ter reduzido 40% das chamadas indesejadas no país.A Anatel garante ter reduzido 40% das chamadas indesejadas no país.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

De acordo com a Anatel, quando a primeira cautelar da agência foi editada, uma avaliação feita na semana de 5 a 11 de junho de 2022 havia mostrado que o total de chamadas curtas semanais na rede das 26 operadoras monitoradas era de 4 bilhões.

Em nota, a reguladora afirmou que "pode constatar redução significativa do número de chamadas curtas, aquelas com duração inferior a três segundos, entre junho de 2022 e fevereiro de 2023”.

Citando a semana de 26 de fevereiro a 4 de março de 2023, o número apurado foi de 2,43 bilhões de ligações, o que representa uma redução de cerca de 40% em relação ao verificado no ano passado. "O volume médio de chamadas semanais desde o início de novembro de 2022 é de 2,4 bilhões de chamadas curtas por semana”, conclui a Anatel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.