App Meu Imposto de Renda fica instável no primeiro dia de declaração

1 min de leitura
Imagem de: App Meu Imposto de Renda fica instável no primeiro dia de declaração
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Começou nesta quarta-feira (15) o período para o envio da declaração do Imposto de Renda. Poucos minutos após o início do prazo para prestar contas à Receita Federal, no entanto, o aplicativo Meu Imposto de Renda apresentou instabilidade e lentidão.

Nas redes sociais, os contribuintes afirmam que o app exibe uma mensagem de erro. "Estamos em manutenção. Voltaremos em breve e você poderá fazer sua declaração IRPF de 2023".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do aplicativo, os usuários também afirmam que o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) está passando por lentidão. No serviço da Receita Federal, é possível acessar as declarações de anos anteriores, enviar documentos online, conferir se há erro no envio ou se caiu na malha fina.

Em resposta à Folha de S. Paulo, a Receita informou que a situação é transitória e que já está sendo solucionada. Não foi dado, porém, uma previsão para a volta do serviço.

Prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda

Os contribuintes poderão enviar a declaração do Imposto de Renda até às 23h59 do dia 31 de maio. Quem não prestar contas até o fim do prazo terá que pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74. O valor varia e pode chegar a 20% do imposto anual cobrado pelo contribuinte.

Vale ressaltar que é preciso baixar a nova versão do aplicativo Meu Imposto de Renda para conseguir enviar a declaração. O app está disponível para Android e iOS, na Play Store e App Store, respectivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.