Como se cadastrar no CadÚnico e ter acesso aos benefícios do NIS

3 min de leitura
Imagem de: Como se cadastrar no CadÚnico e ter acesso aos benefícios do NIS
Imagem: Unsplash

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, foi criado pelo Governo Federal em 2001 no intuito de identificar famílias brasileiras de baixa renda. Com o cadastro ativo, é possível participar de programas de transferência de renda e ter acesso a benefícios que auxiliam a população em situação de vulnerabilidade.

Devido às crises econômicas, sanitárias e o desmonte de políticas públicas dos últimos anos, a desigualdade no Brasil aumentou significativamente, levando o país de volta para o mapa da fome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, trouxemos uma matéria completa mostrando como se cadastrar no CadÚnico e como ter acesso aos benefícios do NIS.

Confira abaixo!

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O cadastro no CadÚnico deve ser realizado presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) responsável pelo município onde o cidadão mora. Para ser atendido de forma efetiva, é preciso estar portando os documentos de todo o núcleo familiar.

Os documentos solicitados são:

  • Certidão de casamento;
  • CPF;
  • Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência.

Além disso, indígenas e quilombolas também precisam levar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) para conseguir se cadastrar.

Devido ao grande fluxo de atendimento, algumas unidades exigem que os cidadãos façam agendamento prévio via telefone ou presencialmente. Por isso, recomendamos sempre entrar em contato com o local para não ter nenhum tipo de imprevisto.

Atualmente, o cadastro pode ser feito por famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar total de até 3 salários mínimos. Pessoas que moram sozinhas também podem se cadastrar.

Para agilizar o atendimento, em 2022 o Governo Federal lançou um novo aplicativo para o Cadastro Único. Nele, é possível realizar um pré-cadastro e depois apenas confirmar as informações em uma unidade do CRAS. No entanto, essa é uma etapa opcional e não influencia no acesso aos benefícios sociais.

É importante ressaltar que o cadastro deve estar sempre atualizado para não ter nenhum tipo de problema. Assim, quando houver mudanças de endereço, renda, telefone ou estado civil, é preciso realizar a atualização.

Como consultar o NIS?

Uma vez que o cadastro no CadÚnico esteja feito, é preciso ter o Número de Inscrição Social (NIS) em mãos para conseguir acessar os diversos programas do governo. Caso você não o tenha anotado, é possível conferi-lo no site do Cadastro Único.

Para isso, realize os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Cadastro Único e clique em "Iniciar".
  2. Na nova página, preencha todos os campos em brancos com os dados solicitados, como "Nome completo" e "Data de nascimento".
  3. Clique em "Continuar" e aguarde até que as informações sobre seu cadastro apareçam.
  4. Anote o número NIS em algum local de fácil acesso para tê-lo em mãos sempre que precisar.

Atualmente, o portal consegue puxar as informações que tenham sido registradas no sistema até o dia anterior. Assim, caso tenha acabado de realizar o cadastro, é provável que os dados estejam disponíveis dentro de um período de 24 horas.

Caso prefira, o número do NIS ainda pode ser consultado via telefone. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a Previdência Social no número 135 e selecionar a opção de falar com um atendente.

Veja também: Como saber e consultar o número do meu NIS

Quais são os benefícios que tenho direito?

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Os cidadãos cadastrados no CadÚnico tem acesso a benefícios como:

  • Bolsa Família: programa de transferência de renda do Governo Federal;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE): benefício que oferece descontos entre 65% e 100% na conta de luz;
  • Minha Casa, Minha Vida: programa de habitação para famílias de renda baixa e média;
  • ID Jovem: a Identidade Jovem oferece descontos e/ou isenções na entrada de eventos culturais, esportivos e também em passagens interestaduais;
  • Isenção em provas de vestibulares e concursos públicos.

A lista completa de benefícios pode ser conferida direto no site do Governo Federal. Cada programa conta ainda com critérios específicos para a participação e é preciso que os interessados se enquadrem dentro deles.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.