Parceria entre TQI e DIO traz oportunidade para trabalhar em Portugal

2 min de leitura
Imagem de: Parceria entre TQI e DIO traz oportunidade para trabalhar em Portugal
Imagem: James Harrison/Unsplash

Visando promover os seus primeiros bootcamps internacionais, a empresa brasileira de tecnologia TQI firmou parceria com a plataforma de educação em tecnologia DIO, distribuindo cerca de 50 mil bolsas gratuitas para a formação de desenvolvedores em Portugal.

O programa é destinado a pessoas que estão iniciando sua trajetória profissional, desejam entrar no mercado de TI ou realizar uma transição de carreira, e procuram se qualificar com a formação técnica full stack.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Headway/Unsplash

Foco do projeto

Com abertura de inscrições previstas para o início de 2023 através do site da DIO, o projeto tem como um de seus parâmetros a priorização da diversidade social, valorizando experiências e vivências únicas como fatores essenciais para a contratação de serviços de tecnologia.

Conforme menciona o COO da TQI, Cristiano Oliveira, a empresa tem como finalidade trazer um fator competitivo. “Frente à escassez de profissionais — e de oportunidades para aqueles que querem entrar ou se reposicionar no mercado — de TI, propusemo-nos a encampar essa formação gratuita. Queremos abrir as portas da TQI para os portugueses que quiserem trabalhar na área, mas não somente isso, queremos agitar o ecossistema e promover aprendizado de qualidade para que esses profissionais sejam livres para descobrir e produzir conhecimento novo, inédito, criar, empreender, para que essa pessoa seja feliz e esteja apta para trabalhar onde quiser”, ressalta.

Segundo Iglá Generoso, fundador e CEO da DIO, essa parceria visa garantir a capacitação internacional, democratizando o acesso à educação em tecnologia por meio de parcerias com grandes empresas, além de mostrar que não existem barreiras para a conexão com o mercado mundial.

A Markus Spiske/Unsplash

Funcionamento do programa

A ideia é que cada participante tenha acesso a experiências educacionais e desafios práticos voltados para linguagens como CSS, JavaScript, HTML e ReactJS para front-end; e Java para back-end, bem como um banco de dados e introdução ao Quality Assurance (QA) para fins de testes e qualidade. O programa também ofertará sete mentorias exclusivas sobre tecnologia, carreira e soft skills comandadas por especialistas da DIO e da TQI.

Além da experiência e aprendizado, os participantes que concluírem todas as etapas do programa e se destacarem, terão, ainda, a oportunidade de ser contratados pela TQI.

A Nubelson Fernandes/Unsplash 

Atração de colaboradores para Portugal

O mercado de TI português enfrenta, atualmente, um processo de expansão acelerada, trazendo muitas oportunidades ainda em desenvolvimento.

Segundo Oliveira, a cultura colaborativa pregada pela TQI entra em consonância com o mercado português, podendo agregar conhecimento e novas formas para alavancar os negócios. Além disso, a TQI já conta com alguns colaboradores que residem em Portugal, e possuem estratégias de agilidade e inovação específicas e genuinamente brasileiras.

Sendo assim, o investimento na qualificação da mão de obra no ambiente de TI de Portugal é um prato cheio para atrair colaboradores capacitados residentes no país, ao mesmo tempo em que compõe o cenário local.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.