Microsoft deve enfrentar nova investigação por causa do Teams

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft deve enfrentar nova investigação por causa do Teams
Imagem: Microsoft/Reprodução

A Microsoft deve enfrentar uma nova investigação antitruste na União Europeia em breve, de acordo com fontes do Politico. O alvo do escrutínio dessa vez seria seu aplicativo para mensagens e chamadas de trabalho, o Microsoft Teams.

A investigação toma por base uma reclamação feita em 2020 pelo Slack, que acusa a Microsoft de práticas anticompetitivas ao colocar o Teams como parte de seu pacote Office. O Slack diz que sua concorrente esconde o "real custo" do serviço dos clientes ao fazer isso, e os "obriga" a instalar o Teams quando eles querem usar outros apps do Office.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Slack considera injusto colocar o Teams no pacote Office.Slack considera injusto colocar o Teams no pacote Office.Fonte:  Shutterstock 

A reclamação do Slack pede para que autoridades da UE obriguem a Microsoft a remover o Teams do pacote Office na região, para vendê-lo separadamente por um "preço justo". Oficialmente, representantes disseram que a reclamação está sendo avaliada, mas na parte de rumores há informações que uma investigação formal deve começar em breve.

De acordo com as fontes do Politico, a Comissão Europeia teria pedido arquivos de clientes e rivais da Microsoft para usar de evidências em sua preparação, o que seria um sinal claro de que uma investigação formal terá início em breve.

Essa não é a primeira vez e provavelmente está longe de ser a última que a Microsoft enfrenta uma investigação antitruste, mas vem em um momento em que a companhia luta pela aprovação de sua aquisição da Activision.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.