Amazon: demissão em massa deve atingir 18 mil funcionários

1 min de leitura
Imagem de: Amazon: demissão em massa deve atingir 18 mil funcionários
Imagem: Yender Gonzalez

A demissão em massa na Amazon afetará cerca de 18 mil colaboradores. A informação foi revelada por Andy Jassy, atual CEO da empresa, em mensagem enviada aos funcionários e divulgada publicamente na última quarta-feira (4).

Segundo o executivo, os cortes ocorrerão nos setores Stores e People, Experience & Technology (PXT). A big tech também se comprometeu em apoiar os funcionários afetados, pagar benefícios de seguro saúde e fornecer suporte para recolocação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As demissões da Amazon devem ocorrer a partir de 18 de janeiro.As demissões da Amazon devem ocorrer a partir de 18 de janeiro.Fonte:  Daniel Holland/Unsplash 

No comunicado, Jassy revelou que a empresa aguardava certos resultados antes de comunicar diretamente os funcionários afetados a partir de 18 de janeiro. Contudo, as informações sobre os cortes foram vazadas por um colaborador interno.

O CEO revela que, apesar dos recentes resultados positivos, os rumos incertos da economia americana influenciaram na decisão. Ademais, o executivo afirma que haverá mais reduções de cargos à medida que os líderes continuem fazendo ajustes em 2023.

O número de funcionários afetados pela demissão em massa da Amazon é muito maior do que foi estimada pelo The New York Times. Em um artigo publicado em novembro de 2022, o jornal indicava um corte de 10 mil vagas.

Em setembro de 2022, relatórios internos destacaram que a empresa tinha cerca de 1,5 milhão de funcionários. Com isso, fica claro a grande redução da força de trabalho dentro da companhia.

Apesar do sucesso do Prime Day, a Amazon já estudava redução de custos.Apesar do sucesso do Prime Day, a Amazon já estudava redução de custos.Fonte:  Marques Thomas/Unsplash 

Crescimento, cortes e empréstimos

Em outubro de 2022, a Amazon revelou ter retornado a um crescimento de dois dígitos em vendas após o sucesso do evento Prime Day em julho do ano passado. Entretanto, a empresa prometeu aos investidores que realizaria reduções de custo.

No dia 3 de janeiro de 2023, foi informado que a companhia contraiu um empréstimo de US$ 8 bilhões para “fins corporativos gerais”. O valor deve ser usado para “despesas de capital, pagamento de dívidas e capital de giro” diante do “ambiente macroeconômico incerto''.

Por fim, o amplo corte na Amazon é um dos maiores realizados por uma big tech nos últimos meses. Anteriormente, a Meta (Facebook) demitiu cerca de 11 mil funcionários também em uma estratégia de redução de custos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.