Paris Hilton e Jimmy Fallon são processados por promover NFTs

1 min de leitura
Imagem de: Paris Hilton e Jimmy Fallon são processados por promover NFTs
Imagem: The Tonight Show

Na semana passada, mais duas celebridades de peso se juntaram ao rol de famosos acusados de usar sua influência para vender criptoativos. Dessa vez, os alvos de uma ação coletiva – que alega que o suposto entusiasmo por NFTs foi comprado e pago – foram a atriz Paris Hilton e o apresentador Jimmy Fallon.  

Divulgada na sexta-feira (9) pelo The Hollywood Reporter, a lista de réus é longa e inclui alguns pesos-pesados, como Madonna, Justin Bieber, Gwyneth Paltrow, Serena Williams, Post Malone, Snoop Dogg, Kevin Hart, Steph Curry, DJ Khaled, Adidas, além naturalmente da Yuga Labs, controladora do Bored Ape Yacht Club.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A inclusão de tantos famosos no processo se deve, segundo as alegações iniciais, ao fato de “que todo o modelo de negócios da empresa depende do uso de marketing insidioso e atividades promocionais de celebridades altamente remuneradas (sem revelar isso), para aumentar a demanda dos títulos da Yuga convencendo potenciais investidores de varejo de que o preço dos títulos esses ativos digitais se valorizariam".

Impacto dos famosos no sucesso dos Bored Apes

Bored Apes Yacht Club/Twitter/Divulgação.Bored Apes Yacht Club/Twitter/Divulgação.Fonte:  Bored Apes Yacht Club/Twitter 

Chamada no processo de “vasto esquema”, a ação promocional dos Bored Apes envolveu uma suposta maracutaia entre a Yuga Labs, um agente de talentos de Hollywood chamado Guy Oseary e a MoonPay, uma empresa que se define como “serviço de luva branca”, ou seja, garante aos super-ricos que a compra de NFTs seja impecável.

Esquema ou não, o fato é que a estratégia funcionou perfeitamente: o apoio das celebridades aumentou de forma proporcional ao preço dos NFTs Bored Apes, "fazendo com que os investidores comprassem esses investimentos perdedores a preços drasticamente inflacionados", dizem as alegações.

O processo alega que Fallon e Hilton foram na verdade "recrutados e pagos" para promover MoonPay e Bored Apes durante o The Tonight Show. Dessa forma, se os advogados conseguirem provar isso, uma ação coletiva pode ser promissora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.