Black Friday flopou? Clientes reclamam de propaganda enganosa

1 min de leitura
Imagem de: Black Friday flopou? Clientes reclamam de propaganda enganosa
Imagem: Getty Images

A Black Friday 2022 ocorreu na última sexta-feira (25) e não empolgou os consumidores brasileiros, segundo mostra análise do Reclame Aqui, site que é referência no setor de comércio eletrônico. Durante a data comercial, a plataforma recebeu quase 10 mil reclamações durante três dias, com o principal tema sendo "propaganda enganosa" por parte das lojas.

Do total de 9,3 mil reclamações recebidas de quarta até sexta, 17,96% dos casos envolviam propaganda enganosa, segundo O Reclame Aqui. O tema inclui diferentes tipos de situações que tiraram os consumidores do sério durante a Black Friday, incluindo cancelamento de pedidos com produtos em promoção, alterações de valores repentinas e cupons que não funcionavam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Reclame AquiFonte: Reclame Aqui

Outro tema que rendeu reclamações foi a entrega: com cada vez mais varejistas investindo em delivery rápido, 15,69% das reclamações registradas na plataforma incluíam casos de atrasos na chegada do produto até o cliente.

Lojas que receberam mais reclamações na Black Friday

O Reclame Aqui também montou um ranking com as empresas que mais receberam reclamações na plataforma durante a Black Friday 2022. Isolada na liderança, a Magazine Luiza obteve 410 reclamações de consumidores entre quarta e sexta.

Reclame AquiFonte: Reclame Aqui

O ranking segue com a Amazon no segundo lugar, com 209 reclamações. As Casas Bahia obtiveram 192 casos registrados no Reclame Aqui. Americanas e Shopee também aparecem no Top 5 de lojas com mais casos de reclamações.

Influência da Copa do Mundo

Um dos motivos que gerou reclamações na Black Friday de 2022 foi a ausência de grandes descontos em certos produtos, de acordo com o Reclame Aqui. Além disso, a Copa do Mundo, que neste ano está ocorrendo entre novembro e dezembro, também teria reduzido o interesse pela data comercial.

Segundo explica o Reclame Aqui, o ticket médio de alguns produtos acabou subindo justamente no dia da Black Friday, o que levou o interesse do público para produtos mais baratos, como roupas." Apesar de os tickets mais altos de compras terem se elevado durante a sexta-feira oficial de Black Friday, eles não conseguiram acompanhar a demanda por artigos mais baratos, como calças, blusas, tênis e perfumes", explica a plataforma.

Em uma temporada de descontos com promoções modestas e Copa do Mundo, a grande estrela acabou sendo o Pix, que segue em crescimento. Segundo o Instituto Reclame Aqui, o meio de pagamento digital já é utilizado por 24,6% dos brasileiros, perdendo apenas para o cartão de crédito (58,6%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.